[ editar artigo]

11 Táticas para Impulsionar o Aumento de Seguidores Orgânicos no LinkedIn

11 Táticas para Impulsionar o Aumento de Seguidores Orgânicos no LinkedIn

Para aumentar os seguidores orgânicos no LinkedIn, gerar maior notoriedade do seu negócio e criar uma comunidade de defensores em potencial de sua marca, siga essas dicas de otimização para a sua página.

Antes de começar a montar uma estratégia para aumentar o número de seguidores, é vital certificar-se de que a sua "casa" do LinkedIn está pronta para receber esses visitantes tão desejados. Só para ter uma ideia, páginas de empresas com todos os campos devidamente preenchidos obtêm 30% mais visualizações, sendo muito mais propensas a transformar essas visualizações em seguidores leais ao seu negócio.

Quanto mais útil for o conteúdo da sua página, maior será a probabilidade de as pessoas quererem manter contato com a sua empresa.

Vamos ao que interessa: impulsionar o aumento de seguidores orgânicos no LinkedIn!

Para começar a desenhar a sua estratégia, aqui estão algumas das minhas dicas favoritas para construir um plano de crescimento de seguidores de forma orgânica em torno da sua página. Uma vez implementadas, essas ideias continuarão a surtir efeito, com um impacto que se reforça com o passar do tempo. CONFIRA!

1. Otimize a sua página para SEO

Torne a sua página detectável por meio de mecanismos de busca como o Google, por exemplo, incorporando palavras-chave relevantes no seu slogan e escrevendo um texto para a seção "Sobre" bem estruturado, enfatizando a sua missão e posicionamento com referência a essas mesmas palavras-chave.

Atualizar a sua página postando regularmente conteúdo de valor também ajudará nesse tópico!

2. Promova o engajamento por parte dos seus colaboradores

Comece por se certificar de que todos os membros da sua equipa estão devidamente integrados na sua página, por meio da inclusão da empresa e do cargo no campo dedicado à experiência profissional no perfil de cada colaborador. Além disso, incentive a sua equipe a espalhar a palavra para amigos e contatos na rede que tenham interesse no produto ou serviço que a sua empresa disponibiliza.

Pedir para marquem a sua página em publicações relevantes pode gerar um grande impulso!

3. Adicione o botão "Seguir" no seu site

A promoção cruzada da sua página do LinkedIn a partir do seu website incentiva os seus visitantes a se tornarem seguidores. Um simples apelo à ação que enfatiza o valor de seguir a sua marca lá no LinkedIn ajudará bastante. Por exemplo: “Se curte o nosso conteúdo aqui no blog, vai adorar o que partilhamos lá no LinkedIn.”

Este é o código que seus desenvolvedores precisarão para adicionar um botão Seguir!

4. Adicione o link da página à sua assinatura de e-mail

Edite a sua assinatura de e-mail para incluir um link que direcione os destinatários à sua página, associado à uma breve mensagem incentivando-os a seguir a sua empresa no LinkedIn. Se você está se correspondendo com alguém numa vertente profissional, há uma boa chance da sua página interessar a esses destinatários.

Esta é uma tática clássica do tipo “configure e esqueça” que, a médio e longo prazo, pode atrair muitos seguidores extras!

5. Adicione um link da página no seu perfil pessoal no LinkedIn

Seu perfil pessoal no LinkedIn é outra oportunidade de capturar membros relevantes e direcioná-los à página da sua empresa na plataforma. Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu perfil esteja devidamente associado à página de sua empresa. Considere adicionar o link da página da sua empresa mo LinkedIn no campo URL do site lá no seu seu perfil ou, até mesmo, no seu título. Convide os demais membros da sua equipe a fazerem o mesmo!

6. Partilhe conteúdo na sua página de forma regular e consistente

Manter um fluxo constante de novos conteúdos na sua página dará a ela mais visibilidade nos feeds dos membros da rede. Só para termos uma ideia, as páginas que postam pelo menos uma vez por semana apresentam um aumento de 2x no engajamento, o que leva a um maior alcance orgânico. Isso também tornará a sua página mais atrativa para potenciais seguidores.

Sempre que estiver com poucas ideias, faça uso do recurso Sugestões de conteúdo (quem nunca? 🤓)!

7. Participe de conversas temáticas através das hashtags

Adicionar #hashtags às suas publicações ajuda a alcançar comunidades novas para as quais os seus conteúdos conteúdos podem ser relevantes. Procure usar de três a cinco hashtags relevantes nas suas postagens. Além disso, você também pode associar a sua página à hashtags relevantes através da opção "hashtags" nas configurações de comunidades da sua página.

Isso o alertará sobre a oportunidade de participar de debates relevantes, expondo ainda mais sua marca a novos públicos!

8. Peça a ajuda de clientes e defensores da marca

Você tem clientes que adoram sua marca? Ou pessoas na sua network que são motivadas a advogar por você nas redes sociais? Partilhe com essas pessoas a importância a informação de que aumentar organicamente o número de seguidores no LinkedIn é uma prioridade e verifique se eles podem ajudar o seu negócio postando sobre os seus produtos e serviços nos seus próprios perfis, impulsionando o alcance orgânico da sua marca.

9. Ajuste a sua estratégia de conteúdo com base na análise da sua página

Através do Page Analytics no próprio LinkedIn, quem administrada a sua página tem acesso a informações demográficas sobre os seus seguidores e visitantes, além de dados importantíssimos sobre o nível de engajamento para cada uma das suas publicações. Faço uso desses insights para identificar quais os tipos de conteúdos com os quais o seu público-alvo mais engaja.

Esta será uma excelente oportunidade de alinhar a sua estratégia de conteúdo para entregar um conteúdo certeiro!

10. Mencione influenciadores e empresas que você admira nas publicações da sua página

Certamente, há pessoas influentes no setor no qual atua e empresas (não concorrentes diretos) que você respeita e às quais gostaria de ver a sua marca associada. Certo?! Ao @mencionar essas pessoas ou empresas influentes nas suas publicações, a chance da sua página aparecer na rede deles aumentará exponencialmente o alcance orgânico dos seus posts, já que eles poderão partilhar, reagir ou comentar a sua publicação.

Apenas certifique-se de não exagerar na dose, pois essa tática pode começar a parecer spam se você usá-la com muita frequência... E NINGUÉM CURTE SPAM!

11. Aposte firme e forte em conteúdo visual e vídeos

Certifique-se de que seu mix de conteúdo inclui muitos recursos visuais. Publicações com imagens únicas, especialmente vídeos, tendem a se destacar mais no feed, ajudando a sua marca (e página) a serem notadas pelos utilizadores da rede. Posts com múltiplas imagens e PDF no formato "carrossel" são táticas de conteúdo visual bastante utilizadas no LinkedIn para aumentar os níveis de engajamento.

DICA EXTRA: marketing de conteúdo após uma mudança sem precedentes em tempos de pandemia?

Repleto de conselhos de especialistas do setor, profissionais de marketing e marketing B2B, o LinkedIn disponibiliza um super guia que nos mostra por que o marketing de conteúdo é mais importante do que nunca e como é necessário desenvolver ou revisitar e otimizar a nossa estratégia de conteúdo para se adaptar a esses tempos sem precedentes, incertos e extraordinários.

O vídeo abaixo mostrar os principais conteúdos desse guia. Para saber um pouco mais, basta fazer o download aqui!

Para concluir...

Com as dicas acima listadas, você não vai apenas aumentar o número de seguidores, por assim dizer. Você irá atrair pessoas que irão se conectar verdadeiramente à sua empresa e à sua marca — uma das principais vantagens fruto de uma ótima página do LinkedIn no centro de uma comunidade ativa e engajada! 

Você pode ampliar a sua estratégia de conteúdo, obter maior alcance orgânico, aumentar a notoriedade da sua marca à medida que sua ela é inserida nos feeds de mais e mais membros do LinkedIn.

Por fim, mas não menos importante... Não importa como a sua página está atualmente, se você está começando do zero, se já tem com um punhado de seguidores, ou deseja acelerar o crescimento da sua comunidade. A verdade é que sempre há oportunidades para construir uma audiência com seguidores engajados e isso só traz vantagens para a pegada digital do seu negócio.


Conteúdo EXCLUSIVO da Menina Digital para a Comunidade mais gentil do Marketing na internet!

*Esse post contém insights do LinkedIn Sales and Marketing Solutions EMEA Blog

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você