[ editar artigo]

Aumente as chances de concretizar seus objetivos e metas com uma dica simples

Aumente as chances de concretizar seus objetivos e metas com uma dica simples

Um novo  ano é sinônimo de um novo ciclo, e, em geral, vem acompanhado do desejo de renovar e fazer diferente. E independemente das dificuldades do ano anterior, sempre surge a vontade de estabelecer objetivos e metas para poder concretizar o que ainda está no plano mental. 

Mas antes de pensar nos detalhes do quê fazer e como, é importante saber a diferença entre objetivo e meta.

Objetivo é aquilo que eu quero atingir num longo prazo e é mais genérico.

Metas são todas as pequenas ações específicas que você vai realizar para chegar até o seu objetivo. Posso dizer que são pequenos objetivos que deverão ser alcançados em um determinado período e até você conquistar o seu objetivo maior.

Podem ser quantificadas, estão normalmente vinculadas a um prazo e geram um resultado palpável, mensurável. Podem mudar ao longo do percurso para se atingir o objetivo.

Exemplo prático de objetivo e meta:

Objetivo – quero fazer uma viagem nas minhas férias.

Metas – em X meses eu vou economizar Y% do meu salário para viajar no mês Z para o lugar A.

Resumindo, o objetivo é o que eu quero conquistar, e a meta vai definir como alcançar isso, por meio de ações específicas.

Mas como aumentar as chances de sucesso para realizar seus objetivos e metas? Um dos caminhos é começar a escrevê-los!

Só isso? Talvez você deva estar se perguntando, não é mesmo? 😄😄😁😁

Segundo estudos apresentados em 2015 pela Dra Gail Matthews, professora de psicologia na Dominican University na Califórnia/EUA, as pessoas que escreveram seus objetivos em geral alcançaram esses desejos muito mais do que aqueles que não.

A explicação, conforme a pesquisadora, está no nosso cérebro que é dividido em hemisfério direito (ligado à imaginação) e esquerdo (mais racional):

"(...) se você apenas PENSAR sobre um de seus objetivos ou sonhos, está apenas usando o hemisfério direito do cérebro, que é o seu centro imaginativo.

Mas, se você pensa em algo que deseja e, em seguida, escreve, você também usa o poder de seu hemisfério esquerdo que se baseia na lógica.

E você envia à sua consciência e a cada célula do seu corpo um sinal que diz: "Eu quero isso e estou falando sério!" (tradução livre)

Você passa a organizar melhor suas ideias e sentimentos em relação ao que você deseja, o que facilita o direcionamento das suas ações para atingir aquele fim.

Me conta se ficou animado a escrever seus objetivos e metas?😉🎯

Crédito da imagem: Canva

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você