[ editar artigo]

As pressões que mais sofremos são as que nós mesmos colocamos sobre nossos ombros

As pressões que mais sofremos são as que nós mesmos colocamos sobre nossos 
ombros

É certo que todos sofremos pressões diárias na nossa vida. Isso faz parte da rotina diária, todos sabemos e isso nunca vai acabar, pois faz parte da vida humana. Sofremos algum tipo de pressão o tempo todo, em alguns momentos mais, outros nem tanto. A questão chave é como vamos lidar com tudo isso que nos acomete quase que diariamente.

O ser humano tem um hábito de sempre colocar a responsabilidade nas coisas externas quando algo está incomodando, geralmente queremos fugir da nossa própria responsabilidade e também de olhar para dentro de nós, o que é bem difícil. 

Sem dúvida as pressões externas são reais, e quais são elas?

Financeiras - Todos temos contas para pagar, família para sustentar e dar segurança. Precisamos de bens de consumo para tornar nossa vida mais fácil, educação, lazer, etc. E isso sim gera  pressão, pois os compromissos tem que ser saudados.

Família - Principalmente quando tempos projetos novos e ousados a família é a primeira a pressionar para termos cuidado e não sairmos da zona de conforto. Essa pressão é forte, pois a família é onde temos grande parte da nossa segurança depositada e realmente mexe com a gente.

Opiniões alheias - É uma outra fonte de pressão que temos que lidar, já que as pessoas que nos cercam, amigos, colegas ou parentes mais distantes emitem o seu parecer sobre nós e quando não é favorável nossa tendência é desanimar. Quem não foi questionado ou criticado alguma vez por essa turma?

Os padrões sociais - Os padrões sociais de ter e ser o que a sociedade deseja é um outro fator que pressiona o ser humano constantemente. Muitos querem viver uma realidade que nem mesmo sabem se desejam viver, mas vão com a massa, vivendo a pressão de serem o que a sociedade impõe.

Essas forças vem até nós externamente. Mas não podemos nos esquecer que existem as pressões internas, que são as que vem de dentro, da nossa alma e essas provavelmente são mais fortes do que todas as outras. Vamos a elas?

Perfeccionismo - É uma das maiores pressões que impomos a nós mesmos, nunca estamos satisfeitos ou nos sentindo preparados para enfrentar novos desafios. Achamos que temos que estar totalmente prontos e isso jamais vai acontecer porque nos preparamos no caminho.

Medos - É o medo do fracasso, da crítica, as vezes de dar certo, o medo do novo, tudo isso vem como desculpas inconscientes que mais nos pressionam e nos impedem de caminhar.

Exigências fantasiosas -  Quando queremos dar saltos muito grandes sem um caminho trilhado anteriormente, começamos a colocar uma pressão grande em nós que se originam de fantasias, pois desejamos ser grandes antes de sermos pequenos e no final acabamos nos auto boicotando, já que sabemos que nunca vamos chegar em um patamar que foi super estimado.

Querer ser outro ao invés de nós mesmos - No mundo da internet onde encontramos muitos personagens, principalmente quem ainda não está amadurecido que ser igual a um destes personagens e esquecem de ser ele(a) mesmo(a). Com o tempo isso se torna uma fonte de pressão e frustração inimagináveis.

Portanto esse é um cuidado que todos devemos ter. Precisamos enfrentar as pressões externas que existem e sempre estão nos rondando e analisar as nossas pressões internas, para aos poucos ir dissipando da nossa alma, deixando o caminho livre para produzirmos o melhor e conquistar nossos objetivos.

Esse é o meu incentivo para cada um e também para mim que enfrento isso diariamente, medos, inseguranças, cobranças excessivas, já que tenho que lidar com as pressões internas constantemente.

Não esqueça, as pressões que mais nos machucam são as que nós mesmos colocamos sobre os nossos ombros e somente nós podemos removê-las.

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você