[ editar artigo]

As pequenas grandes ações de gentileza e o impacto que causam na sua produção de conteúdo

As pequenas grandes ações de gentileza e o impacto que causam na sua produção de conteúdo

Considero cozinhar um ato de gentileza e durante a pandemia intensifiquei minhas idas à cozinha. Adoro ver o processo de criação de algo que nutre corpo e alma. E se você observar bem, especialmente esses momentos gentis ensinam muitas coisas para outras atividades da sua vida - como na produção de conteúdo, por exemplo!

Porém, em alguns dias, tenho pedido comida fora e sempre me surpreendo com as cortesias. Já recebi bebida, sobremesa, desenho de uma carinha feliz e “obrigado”, na embalagem.

Também recebi alguns bilhetes com frases mais elaboradas, escritas à mão. O último foi esse, de tom com um quê poético eu diria, que pendurei na geladeira: 

Transcrição: “Saboreie a vida, como se fosse pizza: aproveite cada pedaço! :) "Ótima noite!”.

Você já parou para pensar o quanto é especial alguém parar e dedicar seu próprio tempo para escrever algo para você? E se for assim escrito à mão, tem até mais valor, né?

Tudo bem, você deve estar pensando – “Ah, isso é marketing”. E talvez naquele sentido negativo de promoção do produto e de sedução para ganhar a simpatia do cliente e assim aumentar a chance dele comprar mais pizza deles, no futuro.

E provavelmente isso deve ter sido considerado, assim como em tantas outras táticas de marketing e vendas mundo afora. Porém, isso não significa, necessariamente, que existe por trás dessa ação uma intenção negativa.

É importante desfazer esse pré-julgamento e perceber que estratégias de marketing que visam trazer algo a mais, diferenciado, podem sim se basear na gentileza e querer afetar positivamente o outro.

No caso da pizzaria, tive a sensação de estar sendo considerada, não me senti "prejudicada" ou "enganada" e a estratégia surtiu o devido efeito - trouxe conforto e a comida até pareceu mais saborosa.

E esse mesmo raciocínio também pode ser aplicado na sua produção de conteúdo. Uma estratégia bem pensada e que causa um efeito positivo no outro é com certeza válida e até bem-vinda para uma relação diferenciada com quem "consome" o seu conteúdo. Ela contempla, entre outros, o seguinte:

  • Compartilhar seu conhecimento ou experiência não apenas para suprir as necessidades do seu público com informações e solução de problemas. Mas também para trazer reflexões e inspiração, como no caso da pizzaria que me cativou com a mensagem no post it;
  • Escolher ingredientes ou palavras mais simples e usar um tom de linguagem objetivo, porém gentil, como no bilhete;
  • Pensar na forma como você vai distribuir e comunicar esse conteúdo. A pizzaria optou por enviar um bilhete manuscrito, que trouxe mais valor;
  • Priorizar sempre o seu público, pensando no impacto que sua mensagem irá provocar.  Isso significa imprimir a sua "alma" no seu conteúdo, presenteando o outro com uma dose extra de sabor.  A pizzaria fez uma bonita "ponte" entre a experiência de sabor que seu produto gera e o sabor das pequenas alegrias da vida que vale aproveitar. 

E esses quatro pontos, aparentemente básicos, têm força, viu?! Principalmente, o de instigar não apenas pensamentos, mas sentimentos e estabelecer uma real conexão!

A experiência foi válida e advinha só se não vou pedir mais pizza desse lugar que se comunicou comigo com tanta gentileza? 🍕😊

Compartilha comigo que experiência gentil você teve nessa pandemia?

Crédito da imagem de abertura: FreePik, foto criada por Master1305.

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você