[ editar artigo]

Aprendendo sobre humanização com 4 livros

Aprendendo sobre humanização com 4 livros

Sem dúvidas, o ano de 2020 ficou marcado por grandes mudanças na forma de nos comunicarmos e de agirmos. A pergunta que mais ouvi foi: “como manter a gentileza, respeito e empatia ao próximo em momento de isolamento social?”. 

Algo que me marcou muito no último ano e que levarei para 2021 é a humanização. Em 2020, comecei a estagiar aqui no Marketing de Gentileza e passei os últimos meses conhecendo e aprofundando meu conhecimento sobre marketing gentil e humanizado.

Acredito que tudo que passamos no último ano foi necessário para percebermos que a humanização é essencial em todas as nossas práticas. A internet teve um papel fundamental em tudo isso, pois possibilitou um estreitamento na relação de marcas e clientes, atingindo um nível ainda maior de confiança, ainda que realizado de forma 100% digital.

Todos nós, enquanto consumidores e profissionais de marketing, sabemos que a experiência de interagir com uma marca amigável, sustentável, transparente, gentil e verdadeiramente preocupada em atender as necessidades, problemas e desejos dos clientes é simplesmente incrível.

Então, sim, a humanização e o marketing humanizado são o presente e o futuro do mundo dos negócios!

Aqui no MDG, temos o propósito de humanizar o digital. É claro que humanizar uma marca, corporativa ou pessoal, não é algo que acontece da noite para o dia. É um processo, um hábito, uma construção e requer, acima de tudo, acreditar verdadeiramente em suas crenças e valores para ajudar e transformar o mundo.

Para te inspirar um pouco mais sobre esse assunto tão necessário e valioso, trouxe 4 livros que falam sobre relacionamento, confiança, autenticidade e retratam a humanização nos meios digitais. Bora conferir agora?!

#1: Marcas Humanizadas por Fernanda Carrera

A Fernanda é minha professora da faculdade e ter conhecido esse livro foi uma ótima oportunidade. O livro foi lançado em 2018 e traz uma reflexão profunda e interessante sobre marcas que nascem no digital e como elas buscam se relacionar com as pessoas.

A partir de seus conhecimentos da Sociologia e da Análise do Discurso e do contexto da comunicação digital, a autora Fernanda Carrera propõe analisar marcas para além da questão mercadológica, tratando-as como sujeitos iguais a todos que se colocam disponíveis à interação em busca de relevância, experiências positivas e participação social.

A versão digital para Kindle está disponível neste link.

#2: Marketing de Gentileza por Laíze Damasceno 

É claro que o MDG não poderia ficar de fora da minha lista, rs! Essa é uma das leituras que considero obrigatória para quem quer saber mais sobre marketing gentil e humanizado. Um verdadeiro manual que nos faz pensar sobre a maneira que escolhemos agir e comunicar em nossas rotinas. O movimento Marketing de Gentileza se transformou em um livro incrível em 2015.

A autora (que todos conhecemos por aqui, haha!) Laíze Damasceno mostra uma nova forma de se relacionar na internet com seus clientes. Nele, você vai aprender como conquistar a confiança das pessoas no ambiente virtual e, assim, elevar os resultados dos seus negócios. 

A versão digital para Kindle dele está disponível para comprar aqui.

#3: Comece pelo porquê por Simon Sinek

Esse foi um dos primeiros livros que tive o prazer de ler quando comecei a me aventurar no mundo do marketing. Criador da famosa ferramenta “Golden Circle”, Simon Sinek aborda uma questão essencial da humanização: propósito. Para o autor, o forte senso de propósito inspira as pessoas a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.

Como falei lá no começo deste artigo, cada vez mais os clientes desejam ter não só o seu produto, mas também fazer parte de um movimento e acreditar em causas com as quais se identificam. E é exatamente isso que o livro explora! Uma ótima leitura.

#4: Personalização: Quem fala com todos não fala com ninguém. Personalize seu Marketing Digital! por Felipe Spina

Uma das características do atendimento e da comunicação humanizada é a personalização. Vocabulário e tom de voz personalizados são algumas das ferramentas e estratégias que podem te diferenciar e destacar da multidão.

No livro, o autor Felipe Spina mostra que “personalizar” é colocar-se no lugar do outro e buscar ser mais empático em todo o processo de marketing e vendas. É sobre ter a preocupação com as pessoas que estão consumindo seu conteúdo e não apenas em conquistar “mais clientes”. Entende?!

E chegamos ao fim! 

Espero que você aproveite bastante essas leituras e que te inspire a praticar a humanização diariamente! 

Que tal fazermos uma corrente de gentileza e você indicar um livro incrível aqui nos comentários? Vou amar! :)

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você