[ editar artigo]

17 Aplicativos e Softwares Gratuitos para Edição de Vídeo

17 Aplicativos e Softwares Gratuitos para Edição de Vídeo

Se está lendo esse artigo, é sinal de que já sabe que deve incluir mais conteúdo de vídeo na sua estratégia de marketing de conteúdo e que, em algum momento, talvez precise da ajuda de alguns dos melhores aplicativos e softwares gratuitos para edição de vídeo disponíveis no mercado.

Aliás, bem sabemos que ir da estratégia à prática pode não ser tão simples assim, já que para fazer um bom vídeo, alguns items serão imprescindíveis — como uma câmera e um software de edição, por exemplo.

Muito provavelmente já tem uma câmera de alta qualidade embutida em seu celular. Porém, editar a sua filmagem original e prepará-la para publicação nas várias plataformas digitais requer o auxílio de ferramentas de edição e pós-produção.

Verdade seja dita, há uma boa chance que já tenha aí do seu lado um software para edição de vídeo instalado em seu computador — iMovie para Macs e Windows Movie Maker para Windows. Mas dependendo da finalidade do vídeo, ou do canal através do qual o seu conteúdo será distribuindo, poderá descobrir que essas opções não têm os recursos suficientes.

A boa notícia é que há diversas opções de aplicativos e softwares gratuitos para edição de vídeo.

As soluções a seguir podem ajudar a levar a sua estratégia de marketing de conteúdo para o próximo nível, seja o seu vídeo destinado ao Instagram, YouTube ou outro canal semelhante onde a sua audiência esteja ávida por conteúdo incríveis. CONFIRA!

1. VivaVideo • Grátis • iOS, Android

VivaVideo facilita a vida dos criadores de conteúdo com edições de nível profissional para. Gratuito para todos os dispositivos móveis, o aplicativo permite cortar, mesclar, acelerar, desacelerar e reverter clipes e imagens em um curto espaço de tempo.

No alt text provided for this image

O aplicativo também vem com um criador de colagem e apresentação de slides simples e oferece uma variedade de lentes de câmera para capturar novas filmagens prontas para edição diretamente no aplicativo.

2. KineMaster • Grátis • iOS, Android

KineMaster é uma ferramenta de edição super versátil que permite editar vídeos em "camadas múltiplas". O que isso significa? Os criadores de conteúdo podem adicionar uma quantidade ilimitada de sobreposições de texto, imagens, áudio e até mesmo textos escrito à mão em suas filmagens.

No alt text provided for this image

O aplicativo permite, ainda, misturar várias partes da filmagem e usar exposições duplas para personalizar o plano de fundo de várias maneiras criativas.

3. Quik • Grátis • Android, iOS, desktop

Quik é uma ferramenta de edição de vídeo desenvolvida pela GoPro, o que faz com que seja o software de escolha para quem está editando filmagens feitas com as suas câmeras GoPro. Mas sim, ele pode editar conteúdos originados em qualquer fonte!

No alt text provided for this image

A ferramenta permite gerir até 75 fotos e videoclipes em um mesmo projeto e pode, até mesmo, vasculhar esse conteúdo para ajudá-lo a tomar decisões de edição inteligentes com base no que o aplicativo detecta na filmagem.

4. PowerDirector • Grátis • iOS, Android, desktop

Este editor de vídeo robusto possui um conjunto de ferramentas de design criativo apenas para utilizadores de Android e desktop. Desenvolvido pela CyberLink, o PowerDirector pode ajudá-lo a criar vídeos com qualidade 4K a partir de filmagens feitas com vários dispositivos.

No alt text provided for this image

Recursos especiais incluem rastreamento de movimento, que ajuda o utilizador a se concentrar em assuntos específicos em cada quadro. O aplicativo também pode ajudá-lo a adicionar narrações e efeitos sonoros criativos.

5. VideoShow • Grátis • Android, iOS

VideoShow permite ao utilizador editar o conteúdo do vídeo de várias maneiras criativas, além de cortar e colar cenas. O premiado aplicativo que já conta com mais de 400 milhões de utilizadores ao redor do mundo, permite incluir sobreposições de texto, stickers, música, filtros e efeitos sonoros à sua filmagem.

No alt text provided for this image

Por causa dos diversos recursos disponíveis, este aplicativo é uma excelente opção para produtores de vídeo que desejam adicionar um pouco mais de criatividade a uma série de vlogs, onde os vídeos são, na maior parte das vezes, de uma pessoa falando diretamente para a câmera.

6. Machete Video Editor Lite • Grátis • Apenas Windows

Machete Video Editor Lite é um software gratuito que permite cortar, copiar e colar diferentes seções de vídeo. A interface intuitiva do programa significa que o tuilizador não terá que perder tempo mexendo em documentos de suporte técnico. E como a ferramenta não recodifica os arquivos de vídeo quando o utilizador os edita, não precisa se preocupar com perda de qualidade dos seus conteúdos.

No alt text provided for this image

As principais desvantagens do programa? Ele suporta apenas os formatos de vídeo .avi .wmv e não permite a edição de áudio. Ainda assim, caso não tenha experiência em edição de vídeo e precise apenas de fazer edições simples, esta pode ser uma ótima opção!

7. VSDC Video Editor • Grátis • Apenas Windows

Em mãos experientes, o VSDC Free Video Editor pode produzir alguns vídeos de aparência profissional. Além de suportar quase todos os principais formatos de vídeo, o programa oferece efeitos de vídeo avançados, incluindo transformação de objeto e correção de cor, bem como efeitos de áudio avançados como correção de volume e normalização de som.

No alt text provided for this image

E, ao contrário do WeVideo (também incluído nesta lista), o VSDC Free Video Editor é verdadeiramente gratuito. O que significa que o utilizador pode usar o conjunto completo de recursos do programa sem ter que lidar aquelas marcas d'água inconvenientes.

8. Magisto • Grátis • iOS, Android

Magisto permite que o utilizador faça vídeos incríveis, em três etapas fáceis, sem nunca sair do seu smartphone: 1) escolha o seu estilo de edição de vídeo (o tipo de história que pretende contar); 2) depois escolha as fotos e videoclipes que deseja incluir no seu projeto; 3) por último, escolha uma trilha sonora da biblioteca de música integrada do aplicativo.

No alt text provided for this image

Usando inteligência artificial, este aplicativo intuitivo ajuda a organizar as suas filmagens em um vídeo que melhor transmite a mensagem que tem em mente. E caso tenha budget disponível... Por que parar na versão gratuita? Atualize para Premium ou Professional por uma pequena taxa mensal e faça filmes mais longos com mais conteúdo de sua autoria.

9. Wondershare FilmoraGo • Grátis • Windows, Mac, iOS, Android

Wondershare FilmoraGo (anteriormente Wondershare Video Editor) é a opção perfeita se deseja começar com a funcionalidade de edição de vídeo básica, com a possibilidade de explorar recursos mais complexos à medida que avança no processo de criação. O aplicativo é perfeito para Instagram, mas pode criar vídeos iníveis para as várias plataformas digitais.

No alt text provided for this image

O "Easy Mode" da ferramenta elimina a complexidade para que o utilizador possa arrastar e soltar videoclipes, adicionar música e produzir um vídeo finalizado em questão de minutos. Porém, a versão gratuita do Wondershare Filmora adiciona uma marca d'água aos seus vídeos que só poderá remover após um upgrade para a versão paga.

10. Hyperlapse • Grátis • Apenas iOS

Hyperlapse é um aplicativo criado pelo próprio Instagram que condensa os vídeos em vídeos breves e hipervelocidade, permitindo ao utilizador enviar o conteúdo craido diretamente para o Instagram ou o Facebook.

No alt text provided for this image

É possível escolher entre algumas velocidades diferentes e o aplicativo irá mostrar quanto tempo o vídeo "hiperlapseado" terá para cada velocidade em comparação com a duração do vídeo em tempo real. É, sem dúvida, uma maneira muito interessante de capturar algum acontecimento que, geralmente, levaria algum tempo até ser concluído — um pôr do sol ou a montagem de um evento, por exemplo.

11. InShot • Grátis • iOS, Android

Há momentos em que desejamos apenas editar um vídeo — nada de colagens extravagantes ou edições e efitos elaborados. Para isso, existe o InShot, um aplicativo super útil e fácil de usar que permite cortar, acelerar ou adicionar música e filtros aos vídeos.

No alt text provided for this image

InShot é um aplicativo móvel de edição de vídeos para iOS e Android com muitos recursos. Praticamente tudo o que deseja fazer em um vídeo pode ser feito neste único aplicativo, mesmo na versão gratuita.

12. WeVideo • Grátis • iOS, Android

Softwares de edição de vídeo baseado em nuvem (ou seja, software que o utilizador acessa por meio de um navegador em vez de baixar diretamente para o disco rígido) está se tornando cada vez mais popular. Um dos programas que lideram o ataque é o WeVideo!

No alt text provided for this image

O WeVideo oferece alguns recursos e funcionalidades avançados, incluindo recursos de edição de áudio, uma biblioteca de música licenciada comercialmente e a capacidade de compartilhar vídeos em resolução 4K.

13. Splice • Grátis • Apenas para iOS

Simples, mas poderoso, Splice facilita a criação de vídeos totalmente personalizados e de aparência profissional utilizando apenas o seu iPhone ou iPad. Imagine o desempenho de um editor de desktop, otimizado para seu dispositivo móvel.

No alt text provided for this image

Basta tocar para cortar selecionar e clipes, ajustar transições, adicionar efeitos de câmera lenta e muito mais para criar vídeos sensacionais. Aparentemente, nunca foi tão fácil editar como um profissional em movimento!

14. PicPlayPost • Grátis • iOS, Android

Com mais de 15 milhões de utilizadores a nível mundial, PicPlayPost é um aplicativo simples e que permite ao utilizador fazer colagem de vídeos, criar slideshows e wallpapers em vídeo.

No alt text provided for this image

Este aplicativo é o primeiro editor de vídeos completo usado para criar apresentações de slides e colagens de vídeos. Una e edite memórias, edite GIFs e adicione texto, música e uma marca-d’água pessoal aos seus conteúdos. 

15. Blender • Grátis • Windows, Mac, Linux

Blender é mais do que apenas um editor de vídeo: é um conjunto completo de animação 3D, que permite fazer modelagem, renderização, rastreamento de movimento e muito mais. Para o editor de vídeo amador, este software pode ser um pouco complexo. Mas se pretende produzir vídeos com qualidade profissional, esta pode ser a opção perfeita.

No alt text provided for this image

A melhor parte: de acordo com informações do próprio site, o utilizador “ é livre para usar o Blender para qualquer finalidade, inclusive comercial ou educacional”. Contudo, para garantir que não está infrigindo qualquer regra de utilização do serviço, verifique as informações de licenciamento.

16. Lightworks • Grátis • Windows, Mac, Linux

Assim como o Blender, definitivamente, o Lightworks faz parte da categoria mais avançada do espectro de software de edição de vídeo. Na verdade, é um programa que tem sido usado para editar alguns filmes bem conhecidos e premiados, incluindo Pulp FictionO Lobo de Wall Street e O Discurso do Rei.

No alt text provided for this image

Existem duas licenças diferentes à disposição dos utilizadores que escolherem o Lightworks como ferramenta de trabalho: GRÁTIS e PRO. A principal diferença entre as duas licenças é que a versão Pro oferece mais recursos, incluindo saída estereoscópica e partilha avançada de projeto. Ainda assim, a versão gratuita é bastante poderosa, disponibilizando mais de 100 efeitos, além de suporte para edição de várias câmeras.

17. Shotcut • Grátis • Windows, Mac, Linux

Shotcut é outro software open source para edição de vídeo e que também é gratuito. É possível usar essa ferramenta para criar vídeos com aparência profissional, mas a interface é ligeiramente complicada de usar — talvez por ter sido originalmente desenvolvido para a plataforma Linux, bem diferente do Windows ou Mac no quesito UX.

No alt text provided for this image

Com dedicação e tempo para uma imersão nas FAQs ou, ainda, nas seções do guia prático do Shotcut, é possível usar este software para criar e exportar vídeos de alta qualidade, totalmente grátis.

Para concluir...

Não é tão difícil quanto parece escolher entre os melhores aplicativos e softwares gratuitos para edição de vídeo, desde que conheça todos os parâmetros que precisam ser avaliados antes de tomar qualquer decisão. Tenha em mente que a maioria desses aplicativos vêm com uma versão gratuita — o que significa que poderá testá-los antes de investir na compra desta ou daquela ferramenta.

Quer seja um amador ou um profissional, a sua escolha será determinada pelo pacote de funcionalidades que pode vir a necessitar!

O vídeo é um dos meios mais poderosos para distribuição da mensagem da sua marca e, quando bem executado, é um tipo de conteúdo eficiente e eficaz. Aliás, caso ainda não tenha se dado conta, o YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa depois do Google.

Ou seja, se deseja impulsionar a sua estratégia de SEO com marketing de conteúdo e não está utilizando o vídeo como parte dessa estratégia... Saiba desde já que está perdendo uma fatia enorme do mercado e que, muito provavelmente, a sua concorrência é quem está em vantagem na captação de atenção do seu público-alvo. Simples assim!

Conhece alguém a quem esse conteúdo seria incrivelmente útil? Fique à vontade para partilhar esse artigo com quem quiser ou deixe o seu comentário!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você