[ editar artigo]

Afinal, o que é ser uma pessoa criativa?

Afinal, o que é ser uma pessoa criativa?

Uma das coisas que mais escuto quando digo que trabalho com Publicidade e Marketing é: “Nossa, você precisa ser muito criativa né?!”. 

Como hoje é comemorado o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, resolvi trazer essa reflexão para cá. Afinal, o que é ser uma pessoa criativa?

Na maioria das vezes que escuto isso, eu dou um sorriso e fico refletindo sobre qual seria a resposta certa. Porém, a verdade é que não existe resposta certa ou errada. Eu preciso sim ser uma pessoa criativa no meu trabalho, mas não só nele ou apenas para ele. 

Para mim, criatividade é uma habilidade que extrapola qualquer área ou profissão. Criatividade vai muito além de “apenas” criar algo. É sobre ter a capacidade de trazer soluções e resolver problemas conectando ideias, em toda e qualquer esfera da vida.

Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro: criatividade NÃO É um dom! Com isso, vem a notícia boa: você pode sim aprender e desenvolver a criatividade e praticá-la no seu dia a dia. :)

Segunda coisa (e muito importante!): nessa publicação, eu não vou te ensinar “hacks” para desenvolver a criatividade. Acredito que isso seja um processo muito particular e que você só vai conseguir quando começar a olhar atentamente para sua realidade. 

Aqui, quero mostrar algumas coisas que ajudam a estimular minha criatividade. Se funcionar para você também, ótimo! Então, bora lá conferir:

  • Estude o seu comportamento criativo. Pode parecer doido, mas existem lugares, sensações, alimentos, cores, temperaturas e outras coisas que podem te ajudar a estimular sua criatividade. Eu, por exemplo, adoro andar de bicicleta pela praia para me distrair, e ali, acabo tendo várias ideias diferentes.

  • Pratique a observação. Desgruda um pouco da tela desse computador e vai olhar o mundo! Mude seus ambientes, procure novos estímulos e busque observar tudo que acontece ao seu redor

  • Consuma diversos conteúdos e se informe sempre! Referência nunca é demais. Existe muuuita inspiração por trás de tudo que a gente cria e publica na Internet. Leia livros, veja filmes, analise publicidades, aprecie uma música e assista TED Talks

  • Crie pequenos desafios na sua rotina. Eu amo me desafiar, e, mais que isso, amo fazer pequenas auto comemorações. Uma forma de exercitar a criatividade é se expor a pequenos desafios diários como, por exemplo, aprender uma nova receita

  • Valorize suas pausas. Sim, dar pausas é essencial! Eu demorei a entender e praticar isso mas, quando comecei, minha vida mudou. Fazer “nada” e deixar a mente “respirar” é fundamental para que novas ideias surjam

Para completar esse papo delicioso sobre criatividade, deixo aqui algumas indicações de livros e palestras que abordam esse tema de maneira descomplicada para te inspirar e te mostrar que você é capaz de criar tudo que quiser!

  1. Livro: De Onde Vêm as Boas Ideias — Steven Johnson

  2. Livro: A Grande Magia — Elizabeth Gilberth

  3. TED: Alimentando a criatividade - Elizabeth Gilbert

  4. TED: De onde vêm as boas ideias - Steven Johnson

  5. TED: 4 lições de criatividade - Julie Burstein

Espero que esse conteúdo te inspire e te ajude a entender um pouquinho mais sobre a criatividade que há dentro de você. Deixo aqui uma frase que gosto muito:

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?” – Albert Einstein

Por fim, deixo algumas dicas: todo mundo pode ser uma pessoa criativa! A criatividade está no olhar atento para os pequenos detalhes. Deixe de lado o medo de críticas, julgamentos e fracasso. Confie no seu taco e aprenda com seus erros e acertos. Ah, e não pire com isso de se considerar uma pessoa criativa ou não! O importante é aproveitar a jornada e alcançar seus objetivos do jeito que der :)

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você