[ editar artigo]

O valor dos sinônimos na hora de escrever

O valor dos sinônimos na hora de escrever

As palavras são únicas em seu significado, mas também possuem pontos de contato ou convergência com outras. Os sinônimos são um ótimo exemplo disso.

Sinônimo é uma palavra de significado semelhante a outra  e por isso mesmo, dependendo do contexto, pode ser usada sem que o sentido do que você está escrevendo seja alterado. Por exemplo: fazer, criar, conceber, elaborar, produzir,

É uma espécie de “dublê” que é um ator que substitui outros atores, normalmente em cenas de perigo em que o ator principal não quer ou não pode fazer.  

O “dublê” não tem as mesmas características do principal, que foi inicialmente escolhido e pensado para atuar, mas funciona bem naquela cena e cumpre seu papel, assim como o uso de uma palavra sinônima em um texto.

Duas dicas simples na hora de escrever e que ajudam a causar um impacto positivo no seu leitor:

  • Escolher bem as palavras, sobretudo as mais simples que serão mais facilmente entendidas;
  • Evitar o “perigo” de repetir palavras. A repetição empobrece o texto e deixa a sua leitura menos interessante ou monótona. 

Atualmente, eu uso muito o site sinônimos, gratuito. Mas também já usei muito dicionários impressos.

Que outra ferramenta ou recurso você usa para enriquecer os seus textos?

Fonte da imagem: Vidar Nordli Mathisen em Unsplash

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você