Como é o seu jeito na hora de discordar de alguém?
De maneira violenta e tóxica ou não-violenta?
Podemos discordar das pessoas de duas formas diferentes.
Observe os dois exemplos abaixo como se eu estivesse criticando e discordando de alguém numa rede social:
"Que texto mal escrito, post ridículo e desnecessário. Vc tem uma visão completamente errada, vai estudar um pouquinho antes de falar asneiras".
"Olá, tenho uma visão diferente sobre o assunto e gostaria de compartilhar com vc. Ao ler este post, eu me senti triste. Pois, ao utilizar o LinkedIn, eu gostaria de me sentir respeitada, assim como trato as pessoas. Tem uma pesquisa interessante sobre o tema. Topa ler também e depois me contar o que achou?"
A 1ª frase é carregada de julgamentos e ofensas.
Já a 2ª tem a base da Comunicação Não-Violenta (CNV), método de Marshall Rosenberg com 4 pilares para diálogos mais maduros e gentis.
Veja a aplicação e explicação da CNV:
"Olá, tenho uma visão diferente sobre o assunto e gostaria de compartilhar com vc. (Observação)
Ao ler este post, eu me senti triste. (Sentimento)
Pois, ao utilizar o LinkedIn, eu gostaria de me sentir respeitada, assim como trato as pessoas. (Necessidade)
Tem uma pesquisa interessante sobre o tema. Topa ler também e depois me contar o que achou?" (Pedido)
Interessante ver essa técnica explicadinha, né?
Compartilho isso com você, pois quando me perguntam sobre como fazer marketing pessoal, criar conteúdo e ter uma marca forte e respeitada, uma das primeiras coisas que eu respondo é: humanize seu marketing digital, humanize seu conteúdo!
A lógica é simples: se você se preocupa de verdade em tratar bem as pessoas e valorizá-las, o que é mais provável acontecer? Elas te retribuirão e também te valorizarão.
Ou seja, uma marca pessoa forte é construída com respeito mútuo e confiança.
Sério, pratique a Comunicação Não-Violenta e humanize seu jeito de fazer marketing pessoal nas redes sociais e compartilhar conteúdo. Lembre-se, tudo é conteúdo e conteúdo é relacionamento.
Bora praticar!
Se você gostou desse pequeno texto e exercício, acho que vai gostar muito do meu novo curso gratuito: Vai com a Cara e a Coragem.