No dia nacional de livro nada melhor que homenagear um pouco a escrita e tudo que trouxe de avanço para a humanidade, a criação do livro nos permitiu registrar nossos aprendizados para as futuras gerações.
No Egito antigo já reconhecemos a biblioteca de Alexandria como uma das sete maravilhas do mundo antigo, e não é para menos pois naquela época grande parte do conhecimento da humanidade estava por lá.
Posteriormente descobrimos a imprensa e com isso foi possível reproduzir em larga escala o conhecimento que antes pertencia a tão poucos. Hoje temos o privilégio de ter livros em nossas casas.
E por falar em livros m aqui vai uma sugestão de alguns que marcaram minha vida por alguma razão.
Viajando com Charley
Escrito por John Steinceck, vencedor de um nobel de literatura, conta a história de um homem viajando em seu trailer pelos Estados Unidos com seu cachorro.
É fascinante ler na simplicidade do autor como encontros do cotidiano e uma viagem em busca de aventuras podem despertar tanto nossa imaginação e nos fazer querer estar nesta aventura também.
Na companhia de seu fiel companheiro, conhecendo gente nova e paisagens maravilhosas e mostrando que não precisamos muito mais que um trailer para sermos felizes e plenos nesta vida.
Vinho e Guerra
Mais um livro inusitado que conta a história da segunda guerra mundial sobre a ótica dos vinicultores franceses.
O livro relata toda a angustia e o cuidado que os vinicultores tiveram para impedir (ou ao menos tentar) que os alemães destruíssem as vinícolas centenárias ou as melhores safras de vinhos durante a guerra.
Retrata inclusive alguns supostos gostos de Adolf Hitler por vinhos, mas isso meu caro leitor eu deixo para você descobrir lendo este maravilhoso livro.
O Discurso do Método
René Descartes em uma de suas obras mais aclamadas escreveu o discurso do método que serve até hoje como base para qualquer um que estuda gestão e tenta fazer alguma análise de fatos e dados.
Foi apresentado a esta obra prima por meu pai quando tinha entre 12 e 13 anos de idade e cheguei da escola questionando um ensinamento de um professor, meu pai comentou que o professor havia ensinado errado, ao que em minha inocência retruquei que não era possível pois o professor é quem sabia o que era certo.
O autor narra em detalhes o passo a passo para validar uma idéia, qualquer que seja com base na lógica e em axiomas, se seguirmos isso provavelmente escapamos de muitos dos chamados Fake News modernos.
Desafio aos Deuses : A Fascinante história do Risco
Para não deixar a base de finanças de lado, assunto sobre o qual mais escrevo e que tenho paixão, trago esta obra prima de Peter L. Bernstein.
O autor nos trás uma linha histórica sobre os nossos avanços no campo do conhecimento de risco e as consequências práticas para as evoluções da humanidade.
Desde a contagem de mortos na Europa antiga que proporcionou a criação dos sistemas atuarias modernos e foi a base para os seguros que conseguimos contratar hoje, até os estudos mais recentes do mercado de capitais e o porque ainda temos tanto temor em tomar riscos.
Poderia escrever páginas e páginas de recomendações de livros por aqui hoje
Porém a homenagem é para incentivar você que dedicou seu tempo lendo este artigo a quem sabe ler um dos livros recomendados e deixar sua opinião acerca dele ou ousar recomendar algum que tenha te marcado durante a vida.
Afinal sem os livros não teríamos a tecnologia que temos hoje e temos de agradecer a cada dia a todos que dedicam parte de seu tempo a escrever e compartilhar seu conhecimento.