[ editar artigo]

A escrita, os livros e a evolução humana

A escrita, os livros e a evolução humana

 

No dia nacional de livro nada melhor que homenagear um pouco a escrita e tudo que trouxe de avanço para a humanidade, a criação do livro nos permitiu registrar nossos aprendizados para as futuras gerações.

No Egito antigo já reconhecemos a biblioteca de Alexandria como uma das sete maravilhas do mundo antigo, e não é para menos pois naquela época grande parte do conhecimento da humanidade estava por lá.

Posteriormente descobrimos a imprensa e com isso foi possível reproduzir em larga escala o conhecimento que antes pertencia a tão poucos. Hoje temos o privilégio de ter livros em nossas casas.

E por falar em livros m aqui vai uma sugestão de alguns que marcaram minha vida por alguma razão.

Viajando com Charley

Escrito por John Steinceck, vencedor de um nobel de literatura, conta a história de um homem viajando em seu trailer pelos Estados Unidos com seu cachorro. 

É fascinante ler na simplicidade do autor como encontros do cotidiano e uma viagem em busca de aventuras podem despertar tanto nossa imaginação e nos fazer querer estar nesta aventura também.

Na companhia de seu fiel companheiro, conhecendo gente nova e paisagens maravilhosas e mostrando que não precisamos muito mais que um trailer para sermos felizes e plenos nesta vida.

Vinho e Guerra

Mais um livro inusitado que conta a história da segunda guerra mundial sobre a ótica dos vinicultores franceses. 

O livro relata toda a angustia e o cuidado que os vinicultores tiveram para impedir (ou ao menos tentar) que os alemães destruíssem as vinícolas centenárias ou as melhores safras de vinhos durante a guerra.

Retrata inclusive alguns supostos gostos de Adolf Hitler por vinhos, mas isso meu caro leitor eu deixo para você descobrir lendo este maravilhoso livro.

O Discurso do Método

René Descartes em uma de suas obras mais aclamadas escreveu o discurso do método que serve até hoje como base para qualquer um que estuda gestão e tenta fazer alguma análise de fatos e dados.

Foi apresentado a esta obra prima por meu pai quando tinha entre 12 e 13 anos de idade e cheguei da escola questionando um ensinamento de um professor, meu pai comentou que o professor havia ensinado errado, ao que em minha inocência retruquei que não era possível pois o professor é quem sabia o que era certo.

O autor narra em detalhes o passo a passo para validar uma idéia, qualquer que seja com base na lógica e em axiomas, se seguirmos isso provavelmente escapamos de muitos dos chamados Fake News modernos.

Desafio aos Deuses : A Fascinante história do Risco

Para não deixar a base de finanças de lado, assunto sobre o qual mais escrevo e que tenho paixão, trago esta obra prima de Peter L. Bernstein.

O autor nos trás uma linha histórica sobre os nossos avanços no campo do conhecimento de risco e as consequências práticas para as evoluções da humanidade.

Desde a contagem de mortos na Europa antiga que proporcionou a criação dos sistemas atuarias modernos e foi a base para os seguros que conseguimos contratar hoje, até os estudos mais recentes do mercado de capitais e o porque ainda temos tanto temor em tomar riscos.

Poderia escrever páginas e páginas de recomendações de livros por aqui hoje

Porém a homenagem é para incentivar você que dedicou seu tempo lendo este artigo a quem sabe ler um dos livros recomendados e deixar sua opinião acerca dele ou ousar recomendar algum que tenha te marcado durante a vida.

Afinal sem os livros não teríamos a tecnologia que temos hoje e temos de agradecer a cada dia a todos que dedicam parte de seu tempo a escrever e compartilhar seu conhecimento.

Comunidade Marketing de Gentileza
Mário Mello, CEA, AAI
Mário Mello, CEA, AAI Seguir

Olá, eu sou Mário Mello! Te ajudo a realizar seus sonhos por meio da orientação financeira. Sou apaixonado por finanças, concluí um MBA nesta área, estudo e invisto há mais de 17 anos em renda fixa e variável

Ler conteúdo completo
Indicados para você