[ editar artigo]

A escrita inteligente e o impacto no leitor

A escrita inteligente e o impacto no leitor

 

O Gmail (Android, IOS e Web) conta com a ferramenta de escrita inteligente desde 2020. Segundo o Google isso é para ajudar a escrever e-mails com mais rapidez.

Como funciona?

Esse recurso usa a tecnologia de aprendizado de máquina e sugere palavras ou frases inteiras antes que você comece a digitar. É você também o encontra no campo de busca do Google

Caso você queira desabilitar basta ir nas configurações:

1. No Celular, é só desfazer as seleções:

“Escrita inteligente em e-mails”;

“Mostrar as respostas sugeridas quando disponíveis”.

2. No Computador, vá em:
“Desativar as sugestões de escrita”.

Simples assim.

Qual a utilidade?

Achei o recurso útil, especialmente quando preciso dar respostas curtas como acusar recebimento de algo, ou responder pelo celular. É sem dúvida bem rápido e rápido.

Para algumas pessoas, o recurso funciona inclusive como um "norte", ou seja, a pessoa não sabe ao certo como começar a responder e a sugestão, nesse caso, é mais que bem-vinda.

Além disso, na maioria das vezes eu não me contento e acabo sempre personalizando e escrevendo um pouco mais além da sugestão dada, nem que seja um emoji ou emoticon😄

Para mim, pior do que escrever uma resposta curta ou usar uma resposta parcialmente pensada pela máquina, é deixar o outro no vácuo.

Por outro lado, esse recurso me fez pensar sobre o impacto das mensagens automáticas ou prontas no receptor da mensagem.

Nessas mensagens você tem menos possibilidade de fazer ajustes. Elas vêm prontas e são bem diferentes das escritas pela inteligência de máquina que vai aprendendo com os padrões de quem escreve e a chance de alterar é maior.

Na comunicação, pensar em quem vai receber a mensagem é fundamental para diminuir as possíveis interferências ou os chamados ruídos de comunicação.

Então, poder personalizar e adaptar seu texto são sempre ótimos aliados para facilitar esse processo e aumentar as alternativas de gerar uma conexão mais autêntica e próxima com o outro.

Já vi, por exemplo, muita gente reclamando no LinkedIn quando recebe no privado, mensagens prontas como “Valeu, fulano (a)”.

Em alguns casos, tem pessoas que até se sentem ofendidas ao receber esse tipo de resposta. Para elas, isso é sinal de descaso ou de que o outro escreveu por escrever, sabe?

Com certeza, tem margem para essa interpretação, mas também para outras: 🤔

· Será que a pessoa usou a mensagem automática assim o fez por não ter tempo de escrever mais?

· Ou, por que não sabe o que dizer e então aceitou de bom grado a sugestão?

· Ou ainda, optou por escrever dessa forma para responder rapidamente e não deixar o outro "angustiado" na espera da resposta?

Como você se sente quando recebe mensagens automáticas como essa do "Valeu"? Compartilhe! :)

Crédito: Giphy

 

Crédito da imagem de capa: RG Studio - Getty Images/Canva

Descrição da imagem de capa: homem branco jovem e com barba, vestindo paletó cinza-médio e camisa branca, sentado em frente a um laptop. Ele está segurando o celular com uma das mãos na altura do peito, enquanto olha para baixo. Ao fundo há uma estante branca com alguns objetos como um relógio e plantas.

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você