A habilidade da comunicação é a primeira de uma lista de dez entre as mais valorizadas em anúncios de vaga durante a pandemia do Corona vírus. Essa lista foi divulgada faz pouco tempo pelo LinkedIn Learning e a maioria das habilidades requisitadas são chamadas de sóciocomportamentais ou "soft skills”.
A boa notícia é que a "comunicação", essencial para todo mundo e em todas as profissões, pode ser desenvolvida.
Minha principal dica para você melhorar suas habilidades de comunicação verbal, que engloba se expressar pela escrita ou fala, é exercitar a empatia, aprendendo a escutar mais, por exemplo.
A técnica da “escuta ativa”, ou de estar presente em um diálogo, ouvindo com atenção e respeito quem está falando e demonstrando real interesse no que está sendo dito gera uma conexão genuína com o outro.
Também dá para aplicar na escrita. Para mim, “escutar seu leitor” nesse caso significa escrever para ajudá-lo com as necessidades dele, usando uma linguagem simples, fácil de entender e de engajar.
Seja na fala ou escrita, vale ser claro e objetivo, além de gentil, para evitar falhas ou ruídos de comunicação. Isso aumenta a transparência e, como consequência, facilita o relacionamento e a troca com o outro, inerente ao ato de se comunicar.
A matéria completa bem como os cursos recomendados pelo LinkedIn Learning para desenvolvimento dessas habilidades podem ser acessadas nesse link: https://bit.ly/32loE4l (em inglês).
Você tem dado atenção para sua comunicação? Compartilha aqui comigo!
Crédito da imagem de abertura: Canva