[ editar artigo]

A comunicação é uma habilidade em alta no mercado

A comunicação é uma habilidade em alta no mercado

 

A habilidade da comunicação é  a primeira de uma lista de dez entre as mais valorizadas em anúncios de vaga durante a pandemia do Corona vírus. Essa lista foi divulgada faz pouco tempo pelo LinkedIn Learning e a maioria das habilidades requisitadas são chamadas de sóciocomportamentais ou "soft skills”.

A boa notícia é que a "comunicação", essencial para todo mundo e em todas as profissões,  pode ser desenvolvida.

Minha principal dica para você melhorar suas habilidades de comunicação verbal, que engloba  se expressar pela escrita ou fala, é exercitar a empatia, aprendendo a escutar mais, por exemplo.

A técnica da “escuta ativa”, ou de estar presente em um diálogo, ouvindo com atenção e respeito  quem está falando e demonstrando real interesse no que está sendo dito gera uma conexão genuína com o outro.

Também dá para aplicar na escrita. Para mim, “escutar seu leitor” nesse caso significa escrever para ajudá-lo com as necessidades dele, usando uma linguagem simples, fácil de entender e de engajar.

Seja na fala ou escrita, vale ser claro e objetivo, além de gentil,  para evitar falhas ou ruídos de comunicação. Isso aumenta a transparência e, como consequência, facilita o relacionamento e a troca com o outro, inerente ao ato de se comunicar.

A matéria completa bem como os cursos recomendados pelo LinkedIn Learning para desenvolvimento dessas habilidades podem ser acessadas nesse link: https://bit.ly/32loE4l (em inglês).

Você tem dado atenção para sua comunicação? Compartilha aqui comigo! 

Crédito da imagem de abertura: Canva

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você