[ editar artigo]

A chave para o seu sucesso está na sua comunicação autêntica

A chave para o seu sucesso está na sua comunicação autêntica

“A comunicação pela metade faz mal”, Papa Francisco

Uma vez lendo uma entrevista do Papa Francisco, ele falou que o mal da vida e das conquistas pode estar na comunicação pela metade. Que temos que ser responsáveis pelo o que falamos, escrevemos, divulgamos, compartilhamentos e dialogamos.

Comunicação virou uma das habilidades mais buscadas não só pelas empresas e recrutadores, mas também, pelas pessoas que estão cada vez mais conectadas em busca de uma comunicação mais assertiva, real e próxima. Com isso, a chave para o sucesso, no online e offline, está na sua comunicação autêntica.

Como sempre falo e levo essa frase comigo: COMUNICAÇÃO É MAIS QUE COMUNICAR. COMUNICAÇÃO É SABER SE CONECTAR, TRANSFORMAR, INFLUENCIAR, INSPIRAR e com isso fazer a diferença.

Me recordo dos tempos de faculdade quando o professor de Teoria da Comunicação nos alertava sobre a importância que nós, os emissores, teríamos que ter com os receptores quanto ao nosso comunicar.

E não vai achando que comunicação é apenas escrita ou verbal. Comunicação vai além disso.

Comunicar é saber ouvir, está nos gestos, no olhar, na sua postura, linguagem. É a comunicação assertiva, autêntica, acessível e com clareza.

O agora, com o digital em nossas vidas mais forte do que nunca, isso vem sendo cobrado e analisado.

Um levantamento global do Linkedin durante a pandemia em 2020, mostrou que as chamadas "soft skills", ou competências comportamentais, são maioria entre as dez habilidades mais valorizadas por empregadores e a mais citada foi comunicação.

Ficou evidente que hoje, a humanização, a conexão, o poder de fala, o olho no olho, o comunicar-se com o próximo passou a ser mais exigido não só pelas empresas, mas sim pelas pessoas.

Pessoas sempre vão se comunicar primeiro com você e não com seus produtos e serviços.

E agora com a pandemia instalada e todos tendo que vir para o ambiente digital, fica mais nítido que aquele que não consegue se comunicar com sua audiência, seu público, seus clientes, seus colaboradores, está fadado ao fracasso uma vez que não abre possibilidades de diálogo.

Parece forte isso de falar em fracassar, mas é a realidade.

Pare para pensar,

  • quantas vezes você já deixou de adquirir algum serviço por conta de mal atendimento, nesse caso, comunicação ruim?
  • Quantas vezes você deixou de investir naquele curso, mentoria, consultoria pelo simples fato de que a pessoa em questão não soube passar sua comunicação e mensagem? Não foi atrativa? Acessível? Assertiva?
  • Quantas vezes você se viu deixando mensagens em páginas de marcas ou de um profissional, e não obteve respostas e em seguida você ficou bravo (a) e não quis mais contato e nem mensagem mais por falta de comunicação?
  • Quantas vezes você ouviu que a pessoa só não ficou mais no trabalho porque não havia comunicação?
  • Quantas vezes você se pegou em um relacionamento estranho por falta de diálogo? Ou comunicação pela metade?

Eu sou uma dessas pessoas.

E conheço várias que também, ao longo das transformações digitais, passaram a exigir uma comunicação mais rápida, direta, humanizada e com clareza.

Entenda que,

  • Comunicar é se relacionar.
  • Comunicar é se conectar.
  • Comunicar é aproximar da sua futura conquista.
  • Comunicar é mostrar o que sabe.
  • Comunicar é fazer com que sua mensagem seja compreendida.
  • Comunicar é se posicionar com autenticidade.
  • Comunicar é se fazer ser entendido, visto e lembrado.
  • Por isso, se você quer ter sucesso e gerar resultados e conquistas, saiba se comunicar com quem está próximo de você.

Pois já dizia nosso mestre na arte de comunicar, Chacrinha: “QUEM NÃO COMUNICA, SE TRUMBICA”

Fez sentido para você?

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Alessandra Frazão
Alessandra Frazão Seguir

Uma estrategista em Comunicação e Marketing Digital, Marca Pessoal e Posicionamento que acredita que comunicação é mais que comunicar, é saber se conectar, transformar, influenciar e com isso fazer a diferença na vida das pessoas. Vem comigo! :D

Ler conteúdo completo
Indicados para você