[ editar artigo]

7 passos pra criar seu conteúdo nas redes sociais

7 passos pra criar seu conteúdo nas redes sociais


Saber por onde começar a escrever nosso artigo, post  ou qualquer um tipo de conteúdo, é uma tarefa que pode nos deixar igual cego em tiroteio. 

Segundo uma pesquisa realizada pela ClearVoice, 51% dos profissionais de marketing citam a qualidade do conteúdo como o maior desafio para construir credibilidade no mercado. Por isso, a criação de conteúdo pode ser uma tarefa assustadora e trabalhosa.

Mas existe um jeitinho (brasileiro?) pra você conseguir se organizar e se inspirar e produzir conteúdos incríveis e com a sua cara!

Pra deixar claro: cada pessoa de identifica com uma forma de produzir, mas aqui é o que funciona bem pra mim, ok? 

Eu não vou mentir para você. Você não precisa seguir um passo a passo na hora de escrever um conteúdo. Você pode produzir conteúdo sem um pingo de organização. Mas não há garantia de qualidade, constância e otimização. Então... sem chorumelas! 

Vamos ao que interessa? Sim! Aqui estão os 7 passos: 



Eu não estaria te falando tudo isso se não aplicasse essa estratégia na minha própria vida. Saber quais assuntos estão em alta te coloca em hype. Já não é mais novidade que a internet está abarrotada de conteúdo. 

Fazendo isso, você não compete com seus "concorrentes" por uma mesma audiência, você se sobressai.

Chamamos isso de conteúdo de “oportunidade”.

Como saber quais são os assuntos do momento: Google trends, Social Media Trends, Twitter, Linkedin notícias, etc... 




Para escrever este texto, comecei estruturando no Google Docs todas as dicas que eu queria passar pra você, incluir subtítulos. Para cada subtítulo, defini quais assuntos precisariam estar aqui para entregar o devido valor ao conteúdo.

Pra mim, essa é a melhor forma de organizar as ideias de conteúdo e a estrutura do texto.

Além disso, a estruturação do conteúdo facilita para tornar o conteúdo mais escaneável. É a maneira de tornar a experiência do leitor mais amigável, facilitando a leitura e desta forma aumentando o tempo de permanência no conteúdo.




Eu seeeeeempre peço uma segunda opinião sobre o assunto que quero abordar. Me sentindo segura ou não, percebo que é mais um jeitinho que encontro de conseguir novos insights diferentes pro meu texto. 

Trabalhando com produção de conteúdo  lidamos com problemas e necessidades que exigem soluções específicas que variam de pessoa para pessoas, com intenções e resultados muito diversos.

Não dá pra ficar dentro na nossa própria bolha!

Com certeza a galera ao seu redor vai ter algumas boas ideias! Aproveite os diferentes tipos de conhecimento de algum amige, namorade, irmão, etc, a tendência é que a produção do seu texto seja cada vez mais eficiente utilizando essa tática ''colaborativa''.




Você precisa ter em mente que deve criar uma comunicação que realmente converse e seja atrativa para o seu público! É importantíssimo organizar bem as ideias no texto. Para isso, use uma linguagem simples e extremamente objetiva. 

 Ao se ler um texto é necessário fazer com que os seus posicionamentos sejam lógicos, usados para resolver problemas na vida dos seus leitores; somando algum valor pra quem tá lendo. 

Aí não dá pra ficar com muito blá blá blá e palavras rebuscadas, né? Vá direto ao ponto.




O bloqueio criativo é o pesadelo de qualquer profissional de criação. Mas te trago uma boa notícia: existem diversas formas de estimular a criatividade e ter mais ideias para escrever e uma delas é dar asas pra sua imaginação sem se preocupar com nada. 

Às vezes uma frase, até mesmo uma palavra isolada, são suficientes para colocar as engrenagens da criatividade para funcionar.

Então, apenas se liberta e comece sua escrita COM TUDO O QUE VIER A CABEÇA.




Após ter tirado suas ''amarras'' na escrita, reveja tudo o que seu coração passou pro papel. Reveja pontuação, gramática, concordância e o que precisa estar no seu texto ou não. 

A reescrita faz parte do processo de escrita. É uma prática trabalhosa, mas essencial pra produção textual.

Aprenda a olhar criticamente para o próprio texto, identificando o que precisa ser alterado.



 

Às vezes, para ter ideias para escrever, o melhor é esquecer o texto por um tempo. Nosso cérebro também fica cansado e, nessa horas, é bom fazer uma pausa pro lanche, por exemplo.

Ao retomar a escrita, com a mente limpa, você terá uma percepção diferente do que você está fazendo. 

Por isso, o ideal é não procrastinar a tarefa até a última hora. Organizando bem o seu tempo, você pode até deixar o texto descansando de um dia pro outro.

Linhas(GIF) | Wiki | Namoro! Amino

Eu gosto de seguir esses itens pra me deixar mais alinhada com o que eu quero trazer pra você aqui na comunidade. Essas pequenas ações me propiciam renovações de perspectiva, fator importantíssimo pros meus processos criativos!

Percebi que este planejamento antes de começar a escrever me ajuda na produtividade, criatividade e qualidade. 

Agora é sua vez: como você organiza e monta o seu conteúdo? 

Comunidade Marketing de Gentileza
Ler conteúdo completo
Indicados para você