Com o avanço da tecnologia, a chegada da pandemia e o digital em alta, muitos começaram a reforçar a presença no digital já que seu crescimento e vantagens estão em evidência!
E você também precisa começar a pensar em como construir sua autoridade digital e com isso, se tornar referência entre os demais da sua área e conquistar resultados positivos.
Imagine uma cena:
Fernanda diz: Pedro, preciso de uma pessoa referência que saiba falar sobre esse assunto aqui na palestra, conhece alguém?
Pedro responde: Ahh, eu conheço um profissional bacana demais que fala sobre isso sim e que tem conteúdos incríveis também. Ele (a) fala direito sobre isso nas redes e compartilha dicas interessantes sobre esse assunto. Olha aqui nas redes sociais dele (a) o tanto de conteúdo massa!
A pessoa em questão: VOCÊ!
Conseguiu visualizar a situação?
Um evento + organização à procura + uma pessoa ajudando + assunto específico + você dessa área + posicionamento e presença no digital = REFERÊNCIA e OPORTUNIDADE!
Essa soma se faz importante nos dias de hoje, uma vez que o digital vem ganhando força e os profissionais estão buscando conquistar seu espaço dentro desse ambiente online.
Hoje o fator reputação, marca pessoal, legado, referência, autoridade e posicionamento estão sendo exigidos de nós se quisermos ser lembrados, indicados e contratados.
Hoje quem não se posiciona assertivamente, acaba sendo posicionado no lugar onde não quer estar e até esquecido.
Hoje quem não se comunica, se trumbica como diria nosso querido Chacrinha.
Hoje quem não está no digital trabalhando a sua imagem, está perdendo oportunidade de se tornar referência na sua área.
Muitos quando realizam minha consultoria ou mentoria, acabam por me questionar sobre como conquistar visibilidade e se tornar um profissional, referência a ponto de ser chamado para palestras, trabalho, citações, cursos e trabalho.
O que sempre digo é que para conquistar essa visibilidade você precisa fazer seu: MARKETING PESSOAL fazendo assim com que você se destaque entre os demais.
Como?
- Saber se comunicar
Se você não se comunica no digital, é óbvio que não terá resultados.
Lembram na história que contei no começo desse artigo? Onde foi mesmo que o Pedro foi para mostrar para a Fernanda sobre a pessoa que ele pensou para a palestra? Nas redes sociais, no digital.
Então, pensa comigo: o que adianta você ser bom profissional, qualificado e preparado se você não está comunicando isso para as pessoas?! Então comece a fazer isso, a se comunicar, se conectar, se aproximar, fortalecer a sua marca pessoal e começar a ser lembrado (a) pelas pessoas.
Saiba o que vai publicar nas redes sociais e busque compartilhar conteúdos que agregam, autênticos, inspiradores e que transformam as pessoas.
Seus conteúdos publicados são considerados as suas pegadas no digital, então se for parta fortalecer a sua jornada que seja por meio de conteúdos de qualidade e que mostram quem é você e suas habilidades.
- Estar presente no digital
Não adianta nada querer e não fazer, executar, estar e saber onde estar.
Para que você se torne referência você precisa ter frequência nas suas redes sociais, compartilhar seus conteúdos e conhecimentos para que as pessoas vejam o seu profissionalismo e domínio sobre o assunto.
Mais do que frequência, você precisa entender as redes que você decidir marcar presença digital, pois cada plataforma tem seu objetivo e resultado.
Hoje o primeiro lugar que a maioria das pessoas procuram saber sobre tal assunto é na internet, é pesquisando, fuçando. Então, apareça nesta pesquisa por meio da sua frequência, consistência, constância e conteúdo autêntico.
E lembrando que você precisa estar no digital pelas PESSOAS e não pelos NÚMEROS. Seja lembrado pela TRANSFORMAÇÃO E AJUDA que realiza e não pelos números se seguidores ou visualizações!
- Sendo autêntico (a)
Não tem como, se você se tornar referência, você precisa ser autêntico no digital. Ser essência, verdadeiro (a), relevante e diferenciada senão será mais um profissional nesse mundão online.
Estamos nesse momento vivendo a era do digital e isso acelerou devido à pandemia e isolamento que fez muitas pessoas, empresas e marcas reforçarem a presença no digital e com isso, forçando a busca por compartilhar conteúdos e posicionamentos autênticos dentro da rede.
Então, se quer se destacar? Seja real no digital!
- Se relacione
Já viu aquela frase: NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO? Então!
Você precisa entender que para ter resultado quanto a indicação e referência, você precisa fazer networking, se relacionar com as pessoas, interagir.
A dica é:
- Mantenha seus contatos atualizados;
- Converse com suas conexões e busque atualizar sobre suas qualificações e estudos;
- Seja uma pessoa interessada e interessante para os seus contatos;
- Se conteúdo é rei o relacionamento no digital é a rainha, então se relacione com as pessoas.
- Busque parcerias, pois quanto mais você fica em evidência mais você aumenta sua base de contatos.
Um bom networking traz possibilidades e oportunidades durante a sua jornada, por isso saiba cultivar sua base de contatos através dessas dicas e principalmente, tenha paciência e foco no que você deseja.
- Se posicionando
Quem fica em cima do muro é caco de vidro, já dizia minha vó!
Com a evolução do digital e a possibilidade de você poder falar e ser visto por mais pessoas, exige de você um posicionamento forte para se destacar, pois quem não se posiciona hoje, se torna mais um entre os demais e tenho certeza que não é isso que você deseja, certo?
Se posicionar é;
– ser autêntico
– defender causas e opiniões;
– é tomar as rédeas do que você acredita;
– é ocupar o primeiro lugar na cabeça da sua audiência;
– saber deixar impressões fortes e positivas em quem te conhece.
Se posicionar é ser protagonista!
- Se atualize sempre
Um bom profissional é aquele que mesmo dominando o assunto, busca se atualizar e se qualificar cada vez mais dentro da sua área.
Uma vez li uma frase que não me recordo de quem é o autor que dizia que: O conhecimento não está nas mãos dos mais inteligentes, mas sim dos mais interessados.
Então busque sempre ser interessado, invista em seus conhecimentos, aperfeiçoamento e garanta seu diferencial para ser interessante sempre para você e parta o mundo.
- Acredite em você
O melhor dos conselhos é: ACREDITE EM VOCÊ, pois se você não acreditar, quem mais vai?
Quando você acredita em si mesmo, nas suas habilidades, conhecimentos, sabedoria e diferencial, você conquista a confiança e conexão das pessoas.
Acredite que você pode sim se tornar referência na sua área, que você pode e merece se destacar, que consegue se diferenciar e ser indicado (a) sempre que precisarem!
______
Ser referência hoje no mercado é algo que precisa ser feito diariamente, com paciência, foco e relevância.
É buscar fazer o que ninguém está fazendo ainda e ser pioneiro dentro da sua área.
Ser referência é buscar fazer a diferença na própria vida e dos demais que o cercam
______
Gostou das dicas?
Me diz, você tem buscado construir sua referência no digital?