Durante todo o mês de outubro, falamos sobre o movimento Outubro Rosa. Pensando nisso, resolvi fazer este artigo para mostrar que todos nós, homens e mulheres, podemos apoiar e ajudar de diversas maneiras!
O objetivo da campanha é alertar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
Podemos sim ajudar e fazer a diferença, ainda que não conheçamos ninguém que esteja lutando contra o câncer de mama. Mais do que apenas apoiar a causa, precisamos discutir e divulgá-la!
Como começou?
O nome da campanha faz referência a cor do laço rosa, que se tornou o símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição “Susan G. Komen pela Cura”.
O mês de outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil.
No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes. Hoje em dia, existem uma ampla divulgação do movimento através das mídias sociais.
Como se cuidar?
A campanha do Outubro Rosa tem como maior objetivo conscientizar mulheres da importância de se cuidar, fazer exames e estar atentas a possíveis sintomas.
O Ministério da Saúde divulgou algumas atitudes simples que podem ajudar a prevenir o aparecimento do câncer como: controlar peso corporal, alimentar-se de forma saudável, praticar atividades físicas e evitar grande ingestão de bebidas alcoólicas.
É preciso também fazer exames regularmente, uma vez que a doença pode aparecer de forma assintomática. A mamografia é o único exame que, quando realizado em mulheres assintomáticas, leva a uma considerável redução da mortalidade pelo câncer de mama.
Conscientizar-se sobre a importância do Outubro Rosa é atentar-se mais ao próprio corpo. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura!
Uma dose de empatia e gentileza
Todo ano vemos diversas iniciativas e projetos sociais que dão o maior apoio a causa do Outubro Rosa. Esse ano, apesar da pandemia, não vai ser diferente. Reuni algumas iniciativas que dão orgulho de ver e alguns projetos e ações sociais que podemos apoiar e divulgar sem moderação!
*Clique na imagem para visualizar os perfis.
O evento Y Rosa, idealizada pelo casal Yurgan e Anne Barre, busca recuperar a autoestima de mulheres que venceram o câncer de mama ao reconstruir a aréola por meio da tatuagem de forma gratuita. O evento Y Rosa já atendeu mais de 100 mulheres e esta edição começa hoje, dia 19, e vai até o dia 25 de outubro. Fotografia por @murillomelloneto.
A Marisa criou uma linha de sutiã especial para as mulheres darem a volta por cima na luta contra o câncer de mama. O “Sutiã do Recomeço” é uma peça feita especialmente para que mulheres que passaram pela retirada parcial ou completa da mama possam recomeçar suas vidas com mais conforto e se sentirem bem.
A Márcia Guanabara faz parte da nossa comunidade e nos indicou o perfil da Kelly Broitman. Kelly luta contra o câncer de mama desde 2018 e no início deste ano, resolveu compartilhar sua história através da mídia social. Criou o perfil no Instagram @dosesdeimunidadeamorosa (As Doses de Imunidade Amorosa - D. I. A.). Ontem foi o dia oficial do lançamento da campanha "Primeiros Laços" e a semana conta com uma programação incrível com diversos convidados.
Deize Andrade também faz parte da nossa comunidade e nos indicou sua live realizada com a Dra. Adriana Carneiro Burlacchini. Nesse bate-papo especial sobre Outubro Rosa, elas trouxeram informações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama de maneira descomplicada. Para assistir, clique aqui.
Indicado pela membra da comunidade Vera Natale, o Femama Brasil é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. A campanha "3 perguntas que salvam" tem como objetivo conscientizar mulheres sobre a importância de estarem atentas aos sintomas e como o diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento do câncer de mama.
A Américas Amigas é uma ONG que tem como missão reduzir a mortalidade por câncer de mama promovendo a detecção e o diagnóstico precoce da doença. Você pode apoiar a causa doando um valor (mínimo de 25 reais) através do site. Todo o valor vai para ajudar mulheres a realizarem o exame da mamografia.
A Fundação Laço Rosa nasceu em 2011 e tem como objetivo transformar essa fase dolorosa e de muitas preocupações em uma fonte de inspiração para outras pessoas que vivem o dilema do câncer de mama. A ONG doa de 80 a 100 perucas por mês e já atendeu mais de 6 mil pacientes. Você pode ajudar doando um valor (mínimo de 10 reais) no site.
A Cabelegria é uma iniciativa de duas amigas que queriam ajudar crianças com câncer. A organização já recebeu mais de 215 mil doações de cabelos. De acordo com a ONG, são confeccionadas cerca de 100 perucas por mês mais de 8000 mulheres já foram beneficiadas. Você pode ajudar doando seu cabelo através do site.
Podemos ajudar muitas mulheres e apoiar de diversas formas. Faça sua parte: compartilhe esse movimento, converse com outras mulheres e doe uma dose de gentileza para quem precisa nesse momento.!
Conhece outros movimentos que dão apoio ao Outubro Rosa? Comenta aqui para todo mundo conhecer também!