[ editar artigo]

7 filmes que retratam os desafios do empreendedorismo para se inspirar!

7 filmes que retratam os desafios do empreendedorismo para se inspirar!

Chega essa época do fim de ano e o meu maior desejo é passar o dia no sofá assistindo filmes!

Além de ser uma boa forma de relaxar e aproveitar as férias, assistir filmes é ótimo para se inspirar e dar um up na motivação. Afinal, tem coisa melhor do que começar 2021 com aquela animação nas alturas?!

Pensando nisso, compartilho agora 7 filmes que retratam os desafios da vida profissional e do empreendedorismo para você se inspirar

Para mim, filmes são uma das melhores fontes de conhecimento. E todos nós sabemos que para empreender é preciso ter coragem e determinação. Então, nada melhor do que aprender com esses filmes da telona que nos mostram como não desistir de nossas ideias e acreditar em nosso potencial.

Vem conhecer agora!

#1: O Jogo da Imitação 

Baseado em uma história real, “O Jogo da Imitação” é uma obra sobre o matemático britânico Alan Turing. Alan tem grande dificuldade de trabalhar em equipe e em muitas situações, sua arrogância toma conta. Ao perceber que sozinho não irá dar conta de resolver todos os problemas, ele passa a contar com sua equipe e, juntos, vão em busca de seu propósito. 

A lição que tiro desse filme é sobre a importância de uma liderança humanizada, a necessidade de acreditarmos em nossos projetos e de nosso potencial, e claro, de sabermos trabalhar em equipe!
 

#2: Walt Antes do Mickey

Todos sabemos que o Walt Disney foi um baita empreendedor e visionário! No filme, podemos ver o jovem Walt como uma pessoa que sempre “nutriu” sua criatividade, indo muitas vezes contra o desejo de sua família que achavam que ele não deveria perder tempo com “simples desenhos”.

A lição deste filme é uma das minhas favoritas: não desista dos seus sonhos! O caminho para empreender pode ser muito difícil, mas é importante entender que o que fazemos serve a um propósito. “Walt Antes do Mickey” nos faz refletir sobre tudo que vivemos e nos dá aquele impulso que precisamos parar acreditar em nossas capacidades, idealizações e desejos.

#3: A Rede Social 

Esse filme tem uma abordagem um pouco diferente, mas também traz grandes lições. O filme conta a história de Mark Zuckerberg, durante o desenvolvimento da grande mídia social que conhecemos hoje, o Facebook. O legal é acompanhar todo o processo de observação, planejamento e criação que o “tio Mark” teve com a rede.

A lição que tiro deste filme é de que nunca é cedo ou tarde demais para realizar aquilo que sonhamos. Com um pouco de polêmica, o filme deixa claro sua mensagem principal: se você não fizer, alguém vai fazer.

#4: Coco, Antes de Chanel 

O filme conta a história de Gabrielle Chanel, uma jovem pobre que vai atrás de seu maior sonho: ser uma costureira e estilista. É uma obra muito especial para mim, uma vez que ainda temos poucos exemplos de participações de mulheres em cargos de gestão em grandes empresas.

Uma grande lição do filme é saber aproveitar cada oportunidade que a vida dá, seja ela pequena ou grande. Me inspirou também na questão de não deixar críticas intimidarem o seu trabalho e saber lidar com as adversidades. 

#5: À Procura da Felicidade

Baseado em uma história real, “À Procura da Felicidade” fala sobre Chris Gardner, um pai solteiro que passa por uma fase extremamente difícil em sua vida, com grandes problemas financeiros. 

Muito emocionante, o filme mostra o personagem que, depois de muitas frustrações, conseguiu ser contratado em um programa de estágio, tornou-se corretor e acabou abrindo sua própria empresa. 

Ah, a obra é recheada de lições! É sim sobre a montanha russa que é empreender, mas também é sobre planejar, estudar, aprender, inovar e superar os próprios bloqueios. É sobre acreditar no seu potencial e não deixar ninguém dizer o contrário.

#6: Fome de Poder 

“Fome de Poder” é aquele filme que tem gente que ama e gente que odeia, rs. Com uma postura questionada por muitos, o filme retrata a história de como o vendedor Ray Kroc se apossou e transformou a pequena lanchonete dos irmãos McDonald em uma das maiores redes de fast food do mundo.

Particularmente, eu acho super interessante analisar a transformação de uma simples lanchonete para o que hoje conhecemos como o McDonald’s. A lição que tiro deste filme é a importância de ter uma visão e um objetivo sobre aquilo que você deseja alcançar.

#7: Estrelas Além do Tempo

Esse é um dos filmes mais especiais e inspiradores que conheço! Ele conta a história de um grupo de funcionárias negras da NASA, que precisam provar suas competências e habilidades nas situações mais difíceis em plena Guerra Fria.

A lição que levo é de jamais acreditar em “críticas construtivas” de quem não construiu nada. É sobre acreditar em si, no seu potencial, ainda que digam que você não “pode” ou não “deve” fazer tal coisa. Além disso, traz outra lição muito importante: a união faz a força.

Ufa, chegamos ao final! Deixo aqui minhas indicações de filmes para maratonar nas suas férias. Espero que goste e que te inspirem bastante para começar 2021 com muita garra e determinação!

Me conta aqui nos comentários um filme que você me indicaria para assistir hoje?! 

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você