[ editar artigo]

7 dicas para você bombar seu Instagram em 2021 sem perder sua essência

7 dicas para você bombar seu Instagram em 2021 sem perder sua essência

O ano de 2020 impôs muitos desafios para todos nós. E um deles foi a aceleração nos movimentos de Transformação Digital. 

Da noite pro dia muitos negócios e pessoas precisaram se reinventar. Quem não tinha presença digital precisou criar campanhas do zero para garantir a própria sobrevivência. Em 2021, este movimento será bem mais forte.

Todo mundo já sabe que, atualmente, o Instagram é uma das maiores redes sociais e conta com mais de 1 bilhão de usuários. Ele está objetivamente se tornando uma plataforma conveniente para fazer negócios. Então, a tendência da plataforma é continuar em constante crescimento nos próximos anos.

Quem não se atentar agora para manter sua presença digital ficará para trás e pode perder grandes oportunidades.

Por isso eu separei 7 dicas, super práticas, para você começar a bombar seu perfil do instagram em 2021:

Music Video Mv GIF by Justin Bieber

 

 1) Saiba onde quer chegar 

É aquela velha frase do Lewis Carroll: “ Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. 

Então, primeiro de tudo, você precisa definir e  ter muita clareza sobre seus objetivos. 

O que você quer alcançar com seu perfil?  Você quer divulgar um curso online? Quer vender produtos? Quer promover sua marca ou aumentar o relacionamento com seus possíveis clientes?

Depois de responder essas perguntas você precisa criar em um plano de ação e partir para execução. Uma das primeiras dicas é preencher a sua bio corretamente, sem deixar nenhuma informação de fora e posicionar seu perfil de acordo com o objetivo que você traçou. Eu tenho um artigo onde te mostro 5 passos para ter um perfil de sucesso!

 

2) Tenha um público segmentado 

Agora que você tem clareza de quais são seus objetivos é hora de entender com quem você quer falar. Afinal, seu produto/serviço precisa resolver o problema do seu potencial cliente e como você vai saber que problema resolve se não conhece ele? Como vai se comunicar com alguém que você não sabe nada sobre?

Crie conteúdo personalizado para seu público. A melhor forma de fazer isso é criando a sua persona. A persona é o que chamamos de cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Se for necessário, faça uma pesquisa. Comece a construção dessa persona com impressões e opiniões, mas refine essa persona com informações reais. Acertar a persona (ou as várias personas) é um caminho essencial para o começar a bombar o seu perfil do Instagram.

Para te ajudar a criar a sua persona eu indico o Gerador de Persona.

 

3) Crie conteúdo de valor

Conteúdo é um dos pontos mais importantes. Agora que você já sabe quem é sua persona (seu cliente ideal)  é hora de criar materiais específicos para aquele perfil. Assim, você desenvolve uma relação com quem realmente precisa da sua solução.

Para começar, seu conteúdo deve ser bonito, único, criativo e estar em sintonia com o seu discurso. Por isso, as legendas dos posts também contam muito. Por exemplo, ao postar uma foto de um prato de comida conte a história dessa iguaria e a sua experiência ao experimentá-la. 

A qualidade das suas publicações é o que vai possibilitar que seu público encontre você e ajude a bombar o seu Instagram.

 

4) Mantenha a frequência 

Nada de postar e sair correndo!

A constância das postagens devem ser aliadas a qualidade. Mantenha uma frequência de posts para que seus seguidores, inconscientemente, crie hábitos de que determinado momento do dia ou da semana você sempre estará presente na rede com uma nova postagem. 

Uma dica é que você use e abuse dos Instagram Stories. Uma ferramenta poderosíssima para você criar relacionamento com sua audiência. 

Uma arte perfeita de Instagram requer tempo e planejamento. Pode parecer sem esforço, mas são muitas tentativas, precisão, edição e um ótimo olho.  Ela se destaca e encanta por conta própria e se encaixa em seu visual geral. Isso é muito trabalho.

Histórias do Instagram são uma chance de se libertar. Para tentar algo novo. Para mostrar o seu lado humano e pessoal. Para ser um pouco diferente. É uma maneira simples, eficaz de inserir divertimento e humanização no seu perfil.

 

5) Converse com seu público

O comportamento do consumidor mudou. Com a grande quantidade de ofertas as pessoas  estão mais criteriosas na hora de consumir um produto ou serviço, elas querem se conectar com marcas que as representam de alguma forma. 

Para você criar uma conexão verdadeira e genuína é crucial que você interaja com seu público. 

Responda rápido aos comentários e mensagens, converse de igual para igual. Essa aproximação vai ajudar a conquistar seus seguidores e aumentar suas chances de torná-los potenciais clientes. 


6) Use e abuse das novidades da ferramenta 

Seja o primeiro a experimentar todo e qualquer novo recurso do instagram. E melhor, faça isso de forma criativa. Usar tudo de novo que a ferramenta oferece é uma forma de criar conteúdo, manter sua conta movimentada e alcançar novas pessoas.

Uma dica para você apostar em 2021 é o Reels, a ferramenta tem inúmeras possibilidades de criar diversos tipos de conteúdos dinâmicos, além da vantagem do número de entrega  que ela tem. 

 

7) Seja você mesmo

Eu sei que pode parecer repetitivo e que para muitas pessoas não são tão simples assim, porque estamos sempre nos preocupando com os outros vão pensar. E isso é normal, ok? O que não é normal é deixar esse medo te travar ou fazer com que você perca sua autenticidade tentando se encaixar nos padrões que não te representam.

Seus posts devem se alinhar aos seus interesses, valores e princípios. Esteja sempre consciente do que quer transmitir e pense em estratégias inusitadas e criativas para demonstrar tudo isso. Para isso busque inspiração em outros nichos.

Identifique seus pontos fortes, comece a reparar quando alguém elogia algo que você fez. Abra mais seus olhos para seus pontos fortes, é neles que você precisa focar. Perceba o que você consegue fazer bem feito e explore suas habilidades no Instagram e fora dele também.


8) Tenha paciência 

Não, sua conta não vai bombar do dia para noite só seguindo essas dicas. O crescimento requer paciência, cuidado e dedicação. 

Trabalhar as redes sociais  de forma consciente é um processo árduo que demanda tempo e autoleitura. 

Se você está disposto a encarar isso de forma profissional a paciência para grandes resultados é uma virtude.  

 

Por fim, o desafio para 2021 é acelerar a Transformação Digital. Todo empreendedor tem que estar constantemente pensando em aumentar sua presença digital, porque sabemos que a tecnologia seguirá avançando e, quem a ela não se vincular, estará para trás.

Mas acima de tudo precisamos curtir a jornada, sem pressão, tem que ser gostoso, senão não tem graça nenhuma.

Então, antes de ficar se descabelando todo e deixando a ansiedade te dominar porque acha que “tem que qualquer coisa”, entenda seu momento atual, defina seus objetivos e metas e veja o que é possível fazer dentro da sua realidade atual.

Se essas dicas foram úteis para você, compartilhe esse artigo para que ele ajude outras pessoas também.  =) 

E bora voar em 2021, que foguete não tem ré, né? 🚀🚀

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Natália Fontenele
Natália Fontenele Seguir

Empreendedora e consultora de marketing digital. Eu ajudo empreendedores e empresas a conquistarem as pessoas nas redes sociais e atraírem os melhores clientes com estratégias de marketing digital humanizado e construção de relacionamento honesto.

Ler conteúdo completo
Indicados para você