A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

6 formas de humanizar sua marca na era digital

6 formas de humanizar sua marca na era digital
Lays Albuquerque
ago. 19 - 6 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Atualmente, grande parte dos usuários não se sentem confortáveis, interagindo com empresas robóticas, caraterizadas pela burocracia e, de forma geral, oferecendo um serviço frio e impessoal.

Pelo contrário, preferem marcas próximas, amigáveis e transparentes, que realmente se preocupem com suas necessidades, problemas, preocupações e objetivos.

Eu acredito fielmente essa afinidade 'marca x cliente' faz toda a diferença na era comercial em que nos encontramos. A internet possibilitou uma aproximação ainda maior das empresas e seus clientes. Agora eles poderiam conversar, de “igual para igual” e criarem um relacionamento.

Esse movimento/necessidade de engajamento tem ganhado muita força. E se ganha mais ainda quando os clientes começam a ser visto e percebidos como amigos e parceiros. 

Além do mais surpreender pessoas faz com que elas se sintam mais empolgadas, o reconhecimento faz o que a pessoa perceba a sua importância e significado. 

Quanto maior o investimento na humanização da marca e quanto maior for a autenticidade nesse caminho, maior será a atratividade da mesma! 

Essa percepção sempre se tornará mais fácil quando nós colocamos no lugar do cliente. 
 

Como somos atraídos? Como nos tornamos advogados fiéis de alguma empresa? Qual é a marca top of mind na nossa vida? Qual propósito que queremos estar ligados? 


As respostas dessas perguntas acima, por exemplo, ajudam a notar a vantagem inicial em saber onde investir e o que projetar.

As técnicas para humanizar uma marca:
 

#1 Storytelling
 

A prática de storytelling consiste, basicamente, em contar histórias. Parte do princípio que as pessoas tendem a se aproximar de narrativas envolventes e emotivas.

O storytelling pode ser aplicado de diferentes maneiras. Atualmente, muitos comerciais nesse formato estão presentes não apenas na TV, mas principalmente em plataformas como o YouTube e as redes sociais, aproveitando o efeito viral presente nas últimas.

#2 Redes Sociais
 

Nunca é demais reforçar esse ponto. É praticamente uma obrigação para qualquer marca que pretenda alcançar o público de maneira mais humanizada.

E mais do que ter um perfil, é necessário se mostrar ativo e disposto. Isso é o mínimo para qualquer empresa hoje em dia.

Entretanto, humanizar esse tipo de comunicação vai muito além do que a presença forte nas redes sociais. Aqui é preciso abandonar a postura mais formal de um perfil empresarial e focar na interatividade.

Casos como o Netflix e o Ponto Frio são ótimos exemplos de marcas humanizadas nas redes sociais.

Respostas às perguntas, utilização de bom humor e atenção às necessidades do público são algumas ações para passar a imagem de uma marca humanizada.
 

#3 Atendimento

Não há nada mais desagradável para um consumidor quanto o atendimento mecanizado e em “linha de produção”. As pessoas estão cansadas de terem experiências negativas no atendimento das empresas, o que traz à tona uma forte necessidade de uma prática mais humanizada nesse setor.

Entender que cada cliente é um indivíduo específico, com necessidades, vontades e desejos é o primeiro passo para humanizar seu atendimento.

Por isso, seja nos chats online, seja por telefone, seja respondendo mensagens em redes sociais, as marcas que mostram empatia, educação, boa vontade e atenção com os clientes tendem a conseguir os maiores níveis de satisfação.

#4 Linguagem
 

Não há nada mais “humano” para um consumidor que uma marca que utiliza a mesma linguagem que ele. Para tanto, é fundamental conhecer o perfil do público, as expressões que ele costuma usar e a maneira como ele costuma se comunicar.

Adequar a linguagem das estratégias de comunicação é o mínimo necessário para fazer com que a mensagem chegue de maneira mais fácil e satisfatória em seu público-alvo.
 

#5 Criação de vínculos
 

A abordagem humanizada no trato com o público é uma ótima maneira de criar vínculos com ele. Ao ser tratado de igual para igual, o cliente passa a vincular a marca a um tratamento humanizado, íntimo e agradável.
 

#6 Pratique a inclusão
 

Lembre-se de que, dentro de seu universo de clientes, podem existir diferenças. Assim, além de adotar atitudes de respeito, é essencial oferecer facilidades para que as pessoas tenham acesso às suas informações. Por exemplo, adote a linguagem em braille nas embalagens, use fontes maiores para que todos possam enxergar e evite frases ou conceitos que possam desvalorizar qualquer grupo. 

Ao adequar o produto ao perfil de seu público, é possível fazer com que os consumidores se tornem fãs da sua marca. Parece complicado? Na verdade, ao conhecer as características de seus clientes, essa tarefa se torna fácil e rende excelentes resultados. A aproximação com o consumidor é mais simples do que parece, desde que você entenda o seu comportamento.



Eu fiquei morrendo de amores com essa história...
 

Lendo sobre isso na internet achei um caso sobre a Ritz-Carltron, uma rede de hotel nos EUA que é reconhecida por usar sempre um toque humano e por dar autonomia aos seus funcionários para serem autênticos nessa ação, e vi que num determinado episódio a girafa de pelúcia de uma criança foi perdida no hotel e os pais usaram da boa mentira e disseram-lhe que o bichinho estava de férias. E então eis que o hotel manda uma carta para a criança e os pais reforçando a história com uma prova documental das férias da girafa. 

Incrível né? Fala sério, se fosse comigo eu seria fidelíssima a esse estabelecimento e obviamente sairia falando bem e indicando para todos no meu meio!!!!

São marcas como essa que estão fazendo a diferença e conquistando o mercado atualmente. É através da humanização que nos conectamos, fidelizamos e encantamos clientes até que se tornem amigos e fieis.

Com sentimentos, desejos e expectativas. Parece óbvio, mas não é. Vejo sempre sentimentos como afeto, carinho e acolhimento como prioridades na vida. E é uma construção.

 


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você


Comunidade Marketing de Gentileza

Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

A Squid é uma empresa Locaweb.
Todos os direitos reservados.