O ano virou e já tem muita gente ficando doida com aquela pressão de “preciso produzir, mas não sei sobre o que falar”.
Produzir conteúdo não é tão fácil como imaginam, mas também não dá para ficar naquela velha crença de que “fulano tem criatividade e eu não”. A dificuldade em ter criatividade pode significar uma falta de repertório e, consequentemente, de pesquisa.
É claro que tem dias que as ideias surgem “do nada” ou quando você menos espera. Porém, nem todos os dias são assim e claro, como todo profissional, você tem prazos a serem seguidos.
Por isso, as fontes de conteúdo são ótimas para buscar inspiração e referência na hora de produzir, em vez de simplesmente ficar esperando uma ideia cair do céu. São elas que irão ajudar a estimular sua criatividade e aprofundar seu conhecimento sobre um determinado tema!
Separei 6 fontes de conteúdo que me ajudam muito no dia a dia e que tenho certeza que irão te ajudar a produzir conteúdo de qualidade e de grande valor para o seu público também. Bora lá conferir?!
#1 Google
Sim, duh! Ele mesmo: o nosso queridinho Google. Pode parecer óbvio até demais, mas muitas vezes a gente pesquisa no google de maneira rasa e se contenta com o primeiro link da busca. Porém, tem muuito o que explorar por ali! Procure fazer pesquisas mais direcionadas ao que você deseja encontrar como, por exemplo, perguntas e respostas sobre SEO ou descomplicando o SEO.
#2 Youtube
O Youtube é o segundo maior mecanismo de pesquisa/site de busca no mundo! Particularmente, eu sempre faço pesquisas no Youtube, ainda mais quando busco tutoriais, resenhas ou guias. Você pode fazer uma busca por vídeos educativos sobre o tema que deseja aprender. Uma dica que dou é salvar os canais/perfis do Youtube que você gostou na barra de favoritos do seu navegador.
#3 Sites e blogs
Os “anciões” da internet, rs! Antes mesmo de Instagram e Facebook, já existiam diversos blogs e sites que bombavam com muito conteúdo denso e de qualidade. Eu sempre fui fã de ler em blogs e acredito que ainda existam muitos bons por aí. Vale procurar de acordo com o seu nicho e devorar artigos que, sem dúvidas, irão te inspirar bastante.
#4 Answer the Public
Essa ferramenta tem ficado bem conhecida nos últimos anos e não é à toa. O Answer The Public é um site para pesquisa de palavras-chaves de qualquer assunto. Ele funciona assim: você pesquisa uma palavra e a ferramenta vai te dar uma lista de frases relacionadas com determinada palavra. Ele separa os resultados em três categorias: tipo de pergunta (o que, como, onde, quando), por preposição (para, ou, com, sem) e por comparações (ao contrário de, como, mais).
#5 Pinterest
Quando comecei a me aventurar no mundo da tecnologia, o Pinterest era um dos sites que passava maior parte do meu tempo. A maior parte de seu conteúdo é sim voltado para a comunicação visual (o que é ótimo para quem trabalha com design gráfico, artes plásticas, moda, e por aí vai…), mas é também uma ótima fonte para pesquisas, uma vez que é possível compartilhar links em suas publicações lá. O legal do Pinterest é a possibilidade de criar pastas pessoais onde você pode salvar conteúdos gráficos como quiser. Eu, por exemplo, tenho uma só com infográficos sobre tendências do mercado de marketing digital!
#6 Comunidade Digital Marketing de Gentileza
Sim, ela mesma! Estou falando aqui da comunidade que eu e você fazemos parte e que tá recheada de conteúdo incrível. Com a “era das comunidades” (eu que apelidei, tá? rs!), fazer parte de uma se tornou algo valoroso e muito importante para produtores de conteúdo. Além de ser um espaço onde você aprende, é também onde você compartilha experiências e informações. Ou seja, tudodibom!
Sou "nova" no mundo do marketing e dos negócios e a Comunidade MDG é um espaço maravilhoso para aprender mais sobre esses temas. A galera aqui fala bastante sobre assuntos que estão em alta como empreendedorismo, humanização, produção de conteúdo, empatia nos negócios e muito mais!
E acabou! Haha!
Antes de terminar esse artigo, gostaria de te dizer uma coisa: comece! Sim, simplesmente comece a produzir. Se desprenda de rótulos, medos e comparações que não agregam em nada. Comece com o que você tem, do jeito que pode e vai com a cara e a coragem! Todo mundo tem algo de interessante para compartilhar! :)
Essas são as minhas 6 fontes favoritas de conteúdo! Compartilha aqui nos comentários qual outra fonte te ajuda na criação de conteúdo além dessas!