[ editar artigo]

6 fontes de conteúdo para produzir muito em 2021!

6 fontes de conteúdo para produzir muito em 2021!

O ano virou e já tem muita gente ficando doida com aquela pressão de preciso produzir, mas não sei sobre o que falar

Produzir conteúdo não é tão fácil como imaginam, mas também não dá para ficar naquela velha crença de que “fulano tem criatividade e eu não”. A dificuldade em ter criatividade pode significar uma falta de repertório e, consequentemente, de pesquisa. 

É claro que tem dias que as ideias surgem “do nada” ou quando você menos espera. Porém, nem todos os dias são assim e claro, como todo profissional, você tem prazos a serem seguidos. 

Por isso, as fontes de conteúdo são ótimas para buscar inspiração e referência na hora de produzir, em vez de simplesmente ficar esperando uma ideia cair do céu. São elas que irão ajudar a estimular sua criatividade e aprofundar seu conhecimento sobre um determinado tema!

Separei 6 fontes de conteúdo que me ajudam muito no dia a dia e que tenho certeza que irão te ajudar a produzir conteúdo de qualidade e de grande valor para o seu público também. Bora lá conferir?!

#1 Google

Sim, duh! Ele mesmo: o nosso queridinho Google. Pode parecer óbvio até demais, mas muitas vezes a gente pesquisa no google de maneira rasa e se contenta com o primeiro link da busca. Porém, tem muuito o que explorar por ali! Procure fazer pesquisas mais direcionadas ao que você deseja encontrar como, por exemplo, perguntas e respostas sobre SEO ou descomplicando o SEO.

#2 Youtube

O Youtube é o segundo maior mecanismo de pesquisa/site de busca no mundo! Particularmente, eu sempre faço pesquisas no Youtube, ainda mais quando busco tutoriais, resenhas ou guias. Você pode fazer uma busca por vídeos educativos sobre o tema que deseja aprender. Uma dica que dou é salvar os canais/perfis do Youtube que você gostou na barra de favoritos do seu navegador.

#3 Sites e blogs

Os “anciões” da internet, rs! Antes mesmo de Instagram e Facebook, já existiam diversos blogs e sites que bombavam com muito conteúdo denso e de qualidade. Eu sempre fui fã de ler em blogs e acredito que ainda existam muitos bons por aí. Vale procurar de acordo com o seu nicho e devorar artigos que, sem dúvidas, irão te inspirar bastante.

#4 Answer the Public

Essa ferramenta tem ficado bem conhecida nos últimos anos e não é à toa. O Answer The Public é um site para pesquisa de palavras-chaves de qualquer assunto. Ele funciona assim: você pesquisa uma palavra e a ferramenta vai te dar uma lista de frases relacionadas com determinada palavra. Ele separa os resultados em três categorias: tipo de pergunta (o que, como, onde, quando), por preposição (para, ou, com, sem) e por comparações (ao contrário de, como, mais).

#5 Pinterest

Quando comecei a me aventurar no mundo da tecnologia, o Pinterest era um dos sites que passava maior parte do meu tempo. A maior parte de seu conteúdo é sim voltado para a comunicação visual (o que é ótimo para quem trabalha com design gráfico, artes plásticas, moda, e por aí vai…), mas é também uma ótima fonte para pesquisas, uma vez que é possível compartilhar links em suas publicações lá. O legal do Pinterest é a possibilidade de criar pastas pessoais onde você pode salvar conteúdos gráficos como quiser. Eu, por exemplo, tenho uma só com infográficos sobre tendências do mercado de marketing digital!

#6 Comunidade Digital Marketing de Gentileza

Sim, ela mesma! Estou falando aqui da comunidade que eu e você fazemos parte e que tá recheada de conteúdo incrível. Com a “era das comunidades” (eu que apelidei, tá? rs!), fazer parte de uma se tornou algo valoroso e muito importante para produtores de conteúdo. Além de ser um espaço onde você aprende, é também onde você compartilha experiências e informações. Ou seja, tudodibom!

Sou "nova" no mundo do marketing e dos negócios e a Comunidade MDG é um espaço maravilhoso para aprender mais sobre esses temas. A galera aqui fala bastante sobre assuntos que estão em alta como empreendedorismo, humanização, produção de conteúdo, empatia nos negócios e muito mais!

E acabou! Haha!

Antes de terminar esse artigo, gostaria de te dizer uma coisa: comece! Sim, simplesmente comece a produzir. Se desprenda de rótulos, medos e comparações que não agregam em nada. Comece com o que você tem, do jeito que pode e vai com a cara e a coragem! Todo mundo tem algo de interessante para compartilhar! :)

Essas são as minhas 6 fontes favoritas de conteúdo! Compartilha aqui nos comentários qual outra fonte te ajuda na criação de conteúdo além dessas!

Comunidade Marketing de Gentileza
Luiza Mose
Luiza Mose Seguir

Entusiasta da vida e publicitária curiosa. Sou estudante de Publicidade e Propaganda na UFRJ e estagiária de Marketing Digital aqui no Marketing de Gentileza! Acredito que a colaboração é a melhor forma de construir um mundo mais humano. Bora?

Ler conteúdo completo
Indicados para você