[ editar artigo]

5 passos para você desenvolver sua criatividade

5 passos para você desenvolver sua criatividade

Todos temos a tendência em acreditar que criatividade é coisa para gênios ou pessoas diferentes que tem um dom especial. Mas isso é somente o que nos foi passado durante nossa vida, o que é um engano. Todas as pessoas têm potencial criativo que vem no nosso DNA.

O grande problema é que este potencial vai sendo tirado de cada um de nós durante a nossa vida. Você lembra que desde a infância quando vamos fazer algo nossos pais ou familiares estão por perto dizendo um NÃO. Cuidado, não faça isso! Depois entramos em um sistema educacional engessado que pouco estimula a criatividade nos colocando todos em um mesmo padrão.

Quando precisamos usar a criatividade no nosso dia a dia nos falta repertório e ainda acreditamos que não somos criativos, que isso é apenas para os grandes publicitários.

Mas isso está longe da verdade, podemos exercitar a criatividade e encontrar novos caminhos para criar algo novo.

Quero te apresentar alguns passos que você pode dar rumo à uma criatividade maior, são coisas simples para você aplicar no seu dia a dia que certamente irão te ajudar.

Passo 1

Se auto conheça

Tudo que fazemos ou criamos sai de dentro de nós, por isso, para termos clareza é necessário nos conhecer. Esse é um processo de reflexão onde olhamos para nossas qualidades, talentos e reconhecemos aquilo que temos dentro de nós que foi formado durante nosso processo de vida. Faça perguntas para você mesmo, pense no porque você fez certas escolhas, seus gostos, aquilo que te dá alegria e prazer de realizar. Quando você para e se auto analisa é possível descobrir muitas coisas novas.

Passo 2

Trabalhe a combinação das coisas

Veja que poucas coisas são criadas do nada. A maioria das coisas são combinações de outras que já foram criadas. Você vai juntando ideias e peças para transformar em novidade.

É tudo uma grande combinação. Lançamos mão de ideias, materiais, teorias, objetivos e busca de soluções para se formar algo inovador, mas no final nada veio do zero.

Procure combinar coisas que já existem para criar algo novo.

Passo 3

Perca o medo de errar

A grande questão é que todos temos medo de errar. Foi colocado na cabeça da maioria das pessoas que errar é fracasso, é vergonhoso e por esse motivo não conseguimos criar, já que o processo de criação passa pelo erro.

Se você tem receio de cometer erros dificilmente vai se tornar criativo. O processo criativo passa pela ousadia e para isso o medo e o preconceito tem que ficar de fora.

Passo 4

Tenha paciência e não apresse nada

Todo o processo em um tempo e com a criatividade não é diferente. É preciso um tempo de maturação para novas ideias saírem da cabeça e do papel.

Criatividade não combina com pressa e impaciência, você precisa dar tempo ao tempo para que as coisas venham naturalmente.

Passo 5

Treine a mente reaprendendo todos os dias

Tudo é uma questão de treino, inclusive a criatividade, não acredite que as coisas simplesmente aparecem na sua mente como se uma lâmpada se acendesse instantaneamente.

Esteja aberto para reaprender, revisar conceitos aprendidos anteriormente, absorver novos conceitos e ideias, somente assim você abre a sua cabeça para o novo.

Talvez este seja o passo mais difícil, reaprender, já que gostamos de ficar nos velhos padrões já estabelecidos, o que nos mantém confortáveis.

Vamos lembrar que as mudanças acontecem diariamente em diversas áreas que nos afetam, o mundo não para, o conhecimento aumenta e o ser humano se transforma constantemente. Não dá pra ficar de fora dessas mudanças. Desenvolver a criatividade é treino. Dê estímulos para o seu cérebro diariamente, são inputs constantes para que as coisas comecem a acontecer e você possa ser bem mais criativo, resgatando o que nos foi tirado com o passar dos anos que é a capacidade de fazermos diferente.

Fonte de consulta:  Criativo sim senhor (Ticiana Calipe)

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você