[ editar artigo]

5 maneiras fáceis de criar conteúdo que gera engajamento inteligente e estratégico

5 maneiras fáceis de criar conteúdo que gera engajamento inteligente e estratégico

 

Criar conteúdo que gera engajamento não é difícil. Você pode simplesmente postar algo engraçado ou bizarro para chamar a atenção. Se for algo que está nos trending topics, por exemplo, provavelmente vai engajar.

O desafio é criar conteúdo que gera engajamento inteligente e estratégico para sua marca. Ou seja, aquele conteudão maneiro alinhado aos seus reais objetivos. Vale lembrar que engajar em si não é um objetivo final, mas sim o meio para se alcançar alguma coisa.

Dentre várias possibilidades, escolhi 5 maneiras que utilizo para criar o meu conteúdo estratégico. Bora!

1. Observe comentários em seus posts anteriores que já engajaram bem

Analise com atenção os elementos que fizeram a publicação dar certo.

Por exemplo: imagem, texto, título, frase de abertura e chamada para ação. A partir disso, crie um novo conteúdo repetindo a dose! A repetição é poderosa e te ajuda também a aprimorar sua produção de conteúdo.

2. Analise dúvidas sobre o teu mercado ou nicho em fóruns e grupos de discussão.

Anote tudinho, leia com calma e crie uma lista de ideias de pautas a partir do que você encontrou.

Agora, crie respostas para as dúvidas que você listou. Nada melhor que criar conteúdo que responda as dúvidas comuns das pessoas.

3. Converse com clientes, público, colegas e pessoas leigas no seu assunto.

Observe os termos e jargões que elas usam e, se fizer sentido pra você, implemente em seu vocabulário.

Dessa forma, você usa uma linguagem com a qual se identifica e que também faz parte do seu público. Isso gera aproximação!

4. Entenda, de fato, as dúvidas das pessoas que estão chegando ao seu perfil

Questione-se: "como eu posso respondê-las para que elas encontrem no meu conteúdo o que procuram?".

Uma informação que vc passa em mensagem privada para uma pessoa pode se transformar em um excelente tema para entrar no seu feed e, assim, ajudar muito mais gente.

5. Dica-mãe: Seja o Google do seu público!

Se você não for o Google do seu público, seu conteúdo não vai engajar de maneira positiva, pois vai ficar postando coisas que só você acha interessante e que ninguém está procurando.

Mas, óh, não entre na loucura de achar que engajamento é só número de visualização e likes. Engajamento pode também acontecer fora dos holofotes. Valorize cada interação e lembre-se de criar conteúdo que gera engajamento inteligente e estratégico. Vai e arrasa!

Qual dessas dicas você já utilizou? Tem mais alguma forma para criar conteúdo que engaja? Comente aqui pra gente criar um listão maneiro. 😉


 

Comunidade Marketing de Gentileza
Laíze Damasceno
Laíze Damasceno Seguir

Fundadora do Marketing de Gentileza, LinkedIn Top Voice Brasil, mentora de marketing, escritora e palestrante. Ajudo pessoas e negócios a conquistarem o reconhecimento e a confiança do público por meio de estratégias de mkt e conteúdo humanizado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você