[ editar artigo]

5 Dicas para Melhorar a Aprendizagem

5 Dicas para Melhorar a Aprendizagem

Quando se fala em aprendizagem, as principais dificuldades costumam ser falta de tempo, foco, consistência ou excesso de procrastinação.

Obviamente, aprender temas técnicos, requer uma carga extra de boa vontade, pois nem sempre é uma aprendizagem prazerosa, mas é indiscutivelmente necessária para a atividade profissional. 

Independente do tema que você está buscando aprender, será necessário aplicar um método para avançar no conhecimento de forma rápida e consistente.

Recentemente participei de um Desafio de Aprendizagem Autodirigida durante 21 dias, conduzido pelo Alex Bretas e trouxe aqui as dicas que consegui implementar.

3. Faça uma curadoria

Pesquise e reúna tudo o que você precisa para aprender sobre o assunto escolhido. Divida da seguinte forma: conteúdo, pessoas e redes referências sobre o tema. Esse material ficará como consulta e servirá de base para a aprendizagem.

2. Dedique 30 minutos por dia

Não tem como fazer milagre, o dia tem 24 horas. Se você não conseguir separar pelo menos 30 minutos por dia para estudar o assunto que você precisa aprender, desista. Antes de alegar que não tem tempo, avalie quantos minutos você distrai a mente nas redes sociais. Existe um aplicativo chamado Forrest que pode te ajudar na disciplina para ter mais produtividade.

3.  Procure um parceiro de jornada

  Já ouviu aquela máxima: sozinho se vai mais rápido, mas junto se vai mais longe? Essa é a ideia. Ter alguém pra te apoiar nos momentos de desânimo ou dúvida. Procure um parceiro para embarcar junto com você na jornada da aprendizagem. Ele vai poder trocar experiências com você e vai te estimular a prosseguir e se manter firme no que quer aprender.

4.  Entreviste um especialista

Entrevistar uma pessoa que saiba bastante sobre o assunto que você quer aprender, irá te ajudar a pegar mais dicas e também te ajudará a preencher a sua curadoria com ideias de conteúdos, pessoas e redes referências no assunto.

5.  Faça uma entrega semanal

Quando você se compromete de mostrar pro mundo o que você tem aprendido, é inevitável o comprometimento com a aprendizagem. Além disso, o nosso cérebro funciona bem com prazos e vai te ajudar a evitar a procrastinação. Portanto, se comprometer em fazer uma pequena demonstração do que tem aprendido, podendo ser por texto, áudio ou vídeo, é uma excelente forma de evoluir ainda mais na aprendizagem.

Tente seguir essas dicas e depois me conta se funcionou pra você.

 

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Ler conteúdo completo
Indicados para você