[ editar artigo]

5 Maneiras de como SEO Marketing pode Transformar o seu Negócio

5 Maneiras de como SEO Marketing pode Transformar o seu Negócio

Não sei já sabia, mas vou logo dando aquele super 'spoiler': SEO marketing é uma das estratégias de marketing mais populares que existem, e por um bom motivo... é extremamente eficaz!

Com tantas estratégias de marketing para empresas disponíveis, não é tão fácil quanto parece decifrar quais são as mais adequadas para cada negócio. Exatamente por isso é tão importante analisarmos todas as as possibilidades antes de traçarmos a nossa estratégia de marketing digital.

Uma das estratégias de marketing mais eficazes que existe é o SEO (otimização do mecanismo de pesquisa). Mas tanto os proprietários de negócios quanto alguns profissionais de marketing costumam ter a mesma dúvida: o que é SEO marketing online e como funciona?

gif com mulher usando martelo sem saber usar, em analogia ao uso dicas de SEO sem saber por quê*legenda no GIF: "quando experimento alguma dica aleatória de SEO sem saber por quê", em tradução livre.

Neste artigo, trago o primeiro episódio de uma série de conteúdos através dos quais iremos desvendar a importância do SEO marketing e quais os benefícios pode trazer para a estratégia de marketing do seu negócio. Boa leitura!

Antes de mais... Vamos entender o que é SEO Marketing!

SEO é uma das estratégias de marketing mais populares que existem, e por um bom motivo: é extremamente eficaz! Embora os resultados do SEO com resultados a médio e longo prazo, vale a pena esperar para colher os frutos dessa estratégia. Mas afinal, o que é SEO? Aqui está uma definição rápida:

SEO é o processo de melhorar o seu site e a presença online, tanto na página quanto fora dela, para melhorar sua classificação em mecanismos de pesquisa como o Google.

Quando o seu site tem uma classificação elevada nos mecanismos de pesquisa, ele rende mais cliques dos utilizadores. Quanto mais cliques você recebe, mais as pessoas atentam para o seu site e, quanto mais elas atentam para o seu conteúdo, maiores as possibilidades de navegação dentro do seu site e, por consequência, mais oportunidades têm de encontrar um produto ou serviço de seu interesse.

O SEO marketing combina estratégias on-page e off-page que funcionam juntas para fazer o trabalho de forma correta. Como resultado, quanto mais elevada a classificação do seu site no ranking dos motores de pesquisa, maior a possibilidade de um aumento nas conversões e no faturamento do seu negócio.

LEIA TAMBÉM: 10 Ferramentas de SEO Simples e Gratuitas para Otimizar sua Estratégia de Conteúdo

5 razões pelas quais o SEO marketing tem a capacidade de mudar seu negócio para sempre!

Não é segredo que o SEO é uma forma eficaz de promover o seu negócio. Ele permite que você atraia leads diretamente para seu site, o que significa aumento de faturamento para sua empresa, independentemente do seu setor de atuação.

Dito isto, a importância do SEO é óbvia, mas vamos abordar alguns dos motivos pelos quais essa é uma das melhores estratégias de marketing online que existe. Confira!

1. A cada segundo, milhares de pessoas usam o Google para pesquisar sobre produtos e serviços

Para começo de conversa, ao implementar uma estratégia de SEO, estamos promovendo o nosso negócio a milhares de pessoas — 67 mil pessoas por segundo, para ser exata!

Ao usar o SEO para comercializar produtos e serviços, você disponibiliza as ofertas da sua empresa para uma ampla base de utilizadores, aumentando consideravelmente as chances de atrair clientes interessados e gerar mais conversões.

  • Sem SEO, as chances de que o seu público-alvo encontre o seu site de forma orgânica, muito menos compre os seus produtos ou contrate os seus serviços.

2. Boa parte dos utilizadores simplesmente ignoram anúncios pagos

Embora o uso de anúncios pagos sejam uma excelente maneira de publicitar o seu negócio, quase 80% dos utilizadores ignoram os anúncios pagos que aparecem nos resultados de pesquisa.

print de resultado de pesquisa no google - google ads - resultados orgânicos

Isso significa que você tem uma chance melhor de alguém clicar e visitar o seu site se ele aparecer organicamente no resultado das pesquisas. A classificação orgânica significa que o seu site aparece como resultado abaixo dos anúncios pagos em uma página de resultados.

  • Você não precisa pagar um único centavo para aparecer nos resultados de pesquisa de forma orgânica, mas precisa de uma estratégia de SEO sólida.

3. As empresas implementam estratégias de SEO mais do que nunca

Vamos partir da seguinte premissa: se quiser ficar à frente da concorrência, alinhar uma estratégia de SEO será essencial! Para ser mais exata, de acordo com essa pesquisa, 61% das empresas disseram que sua maior prioridade nos últimos anos baseou-se em fortalecer os esforço dedicados ao SEO marketing.

Essa é uma porcentagem alta, o que significa que se você não optar por uma boa estratégia de SEO, a sua empresa provavelmente ficará para trás nas páginas de resultados das pesquisas, seja no Google ou qualquer outro motor de busca.

  • Seu negócio será ofuscado por empresas que dêem prioridade ao SEO. Por isso, é extremamente importante ter estratégia sólida e relevante em vigor!

4. SEO aumenta as conversões, simples assim!

Em comparação com o marketing tradicional, a taxa de conversão do SEO é extremamente alta. As estratégias de marketing tradicionais costumam ter uma taxa de conversão de 1,7%, enquanto o SEO fornece uma taxa de conversão de 14,6%.

  • Essa é uma grande diferença e ilustra perfeitamente por que o SEO é uma das melhores estratégias de marketing que existem!

infográfico mostrando quais os motores de pesquisa dominam o mercado online

5. Por fim, mas não menos importante, SEO local é extremamente eficaz!

SEO local é uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa que ajuda a sua empresa a obter maior visibilidade nos resultados de pesquisa local no Google. Se o seu negócio estiver focado no comércio local, o SEO é algo que não pode faltar na sua estratégia de marketing online.

Depois que os utilizadores fazem uma pesquisa a cerca de um negócio local, 88% dessas pessoas ligam ou visitam a empresa que encontraram a partir de uma pesquisa feita no Google, por exemplo. Para tal efeito, é preciso primeiro estar bem classificado nos motores de busca para que os pesquisadores locais o seu negócio. E a única maneira de fazer isso é através da implementação de uma estratégia de SEO local eficaz.

  • Qualquer empresa com localização física ou que atenda a uma área geográfica pode se beneficiar do SEO local. Para isso, aposte no Google My Business!

LEIA TAMBÉM: Qual a Relação entre SEO e Marketing de Conteúdo na Estratégia Online?

Para concluir... você pode fazer SEO marketing por conta própria!

Se chegou até aqui, sinal de que já tem em mãos algumas dicas sobre SEO marketing  e como melhorar o posicionamento do seu próprio site e gerar mais tráfego a partir de pesquisas feitas no Google. Quer saber o que deve fazer a seguir?

Defina PRIORIDADES! Nenhum site faz um trabalho perfeito de execução em todos os aspectos da otimização de mecanismos de pesquisa. Pense nas técnicas de SEO que já domina, no orçamento e recursos disponíveis e quais aspectos trarão melhor retorno para o seu negócio. Por exemplo:

  • Se é ótimo em criar e promover conteúdo, determine quais palavras-chave buscar e concentre os esforços neste sentido, reforçando o SEO on-page e SEO off-page;
  • Se tem um site mais complexo, concentre-se em garantir o SEO técnico correto (ou contrate um especialista para tratar dessa parte);
  • Se for uma pequena empresa que se beneficiaria da classificação para termos muito específicos com foco geográfico, foque os seus esforços no SEO local.

Lembre-se sempre de que o objetivo final de qualquer estratégia de SEO é obter mais exposição e tráfego para o seu negócio ou para o conteúdo do seu site.

 

Se puder seguir as sugestões deste post, com certeza começará com o pé direito no que diz respeito à otimização do seu site. E com um pouco sorte (e MUITO trabalho!), também irá colher os benefícios de obter mais visitantes por meio dos mecanismos de pesquisa, de forma orgânica!

Resumindo e concluindo... Sim, você pode fazer SEO marketing por conta própria. Quer saber como?! Isso fica para o próximo capítulo dessa super série de dicas sobre SEO para iniciantes (mas não só!). Por isso, aguardem cenas dos próximos capítulos!

*

💡 Achou esse conteúdo útil? Comente, salve ou partilhe com quem também precisa saber mais sobre o tema!


Fonte: este artigo foi publicado primeiro na Menina Digital

Comunidade Marketing de Gentileza
Cláudia Assis
Cláudia Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing. Amo fazer com que as ideias para qualquer negócio saiam do papel e sejam aplicadas de forma criativa e eficaz e estou aqui para ajudar a MdG a crescer! 🤓

Ler conteúdo completo
Indicados para você