Gamificação é criar um sistema de aprendizado baseado em jogos, [...] é pensar em ferramentas de jogos em contextos fora [deles] - Moran (2019, p 68-69)
A pandemia mudou a forma de educar nas escolas e universidades. Como professora universitária, essa tem sido a minha realidade há mais de um ano.
A necessidade de buscar novas formas de ensinar foi incessante e descobrimos novas formas de ensinar e inovar as aulas no formato online. A gamificação foi uma técnica muito utilizada e promoveu maior interação entre alunos e alunos-professor.
Os aplicativos com função educativa são excelentes escolhas para que os professores deem feedback em tempo real aos alunos. Com esses apps é possível realizar trabalhos em equipe, apresentações em grupo ou individual, de forma rápida e dinâmica.
O uso de tecnologia em sala de aula possibilita uma transformação nos alunos, deixando de serem passivos, para se tornarem ativos nas atividades, tornando-os construtores do conhecimento e o professor, o facilitador desse processo.
Todos os jogos possuem regras que orientam os jogadores a praticar ações e dar andamento aos mecanismos em que consiste seu sistema. Embora pareça ser recente, o uso de jogos na educação remonta há centenas de anos.
Neste artigo, vou explorar sobre 5 aplicativos que podem te ajudar no contexto educacional.
1# KAHOOT!
Ideal para animar a aula, esse app se apresenta como alguns programas de TV em que o indivíduo precisa responder a certas perguntas em um tempo estimado pelo apresentador que, nessa ferramenta, é o professor.
O app é grátis e o acesso se dá com a senha (game pin) do professor.
Disponibilidade: No smartphone, baixar o aplicativo pelo Play Store ou App Store. No computador ou tablet é possível criar uma conta pelo site https://create.kahoot.it/login .
2# SOCRATIVE
Com aplicativo Socrative o professor pode produzir questionários online. O feedback é imediato, sendo necessário acesso à internet no momento de aplicação da atividade.
Disponibilidade: No smartphone, baixar o aplicativo pelo Play Store ou App Store. No computador ou tablet é possível criar uma conta pelo site https://socrative.com/ .
3# POLL EVERYWHERE
Assim como os aplicativos anteriores, o Poll Everywhere permite a criação de questionários e feedbacks imediatos. É possível personalizar como os dados das respostas são visualizados, por meio das opções da ferramenta.
O acesso gratuito é limitado ao número de até 25 pessoas online na atividade.
Disponibilidade: No smartphone, baixar o aplicativo pelo Play Store ou App Store. No computador ou tablet é possível criar uma conta pelo site https://www.polleverywhere.com/.
4# PADLET
O aplicativo Padlet, disponível em português, tem um formato parecido com um mural, em que pode-se expor conteúdos e imagens. É indicado para uso nas atividades imediatas em sala de aula, por facilitar a visualização e agilizar o feedback.
Disponibilidade: No smartphone, baixar o aplicativo pelo Play Store ou App Store. No computador ou tablet é possível criar uma conta pelo site https://pt-br.padlet.com/ .
5# MENTIMETER
Mentimeter é um simples sistema de elaboração de enquetes, que permite aos usuários sua criação em poucos minutos, de maneira gratuita e sem necessidade de registros. Para isso, basta somente adicionar a pergunta de uma enquete para posteriormente adicionarmos as opções em que os usuários possam votar.
Disponibilidade: No smartphone, baixar o aplicativo pelo Play Store ou App Store. No computador ou tablet é possível criar uma conta pelo site https://www.mentimeter.com/ .
Você conhece outros aplicativos para acrescentar nessa lista? Compartilhe comigo nos comentários =)
Fontes:
MORAN, José. Metodologias Ativas de bolso. Editora do Brasil S.A. 2019.
UNICESUMAR. Guia Tecnologias Educacionais no Ensino Superior: gamificação e aplicativos em sala de aula, 2020.