[ editar artigo]

4 Passos para produzir conteúdo de forma atraente

4 Passos para produzir conteúdo de forma atraente

Hoje é cada vez mais claro que as pessoas buscam incessantemente informação e conteúdo de diversas formas e em diversos canais. A internet possibilitou essa realidade, que algum tempo atrás era inimaginável. Muitos estão procurando conteúdo relevante e tantos outros querem entrar na internet para monetizar seu conhecimento, e saiba, a espaço para ambos.

Entretanto, muitos que querem entrar ainda não tem ideia de como produzir conteúdo, o que falar, para quem falar, que formato devem publicar. E essa é uma dor para aqueles que estão começando no mundo fascinante da internet.

Neste artigo vou enumerar 4 dos muitos passos necessários para facilitar sua trajetória. São questões para você refletir e começar a organizar suas ideias.

1. As pessoas se dividem em tribos e interesses, formando comunidades.

Atualmente as transformações sociais pelas quais passamos e a quantidade de informação e conhecimento que é distribuído diariamente faz com que as pessoas busquem interesses cada vez mais específicos, e esse fenômeno faz com que elas formem grupos de interesses onde elas se reúnem e falam a mesma linguagem.

Ali elas se sentem a vontade e buscam crescimento dentro dos seus interesses onde se sentem seguras. Essa é a primeira questão que você deve refletir para encontrar o melhor conteúdo para produzir e atender essa demanda.

2. O que você sabe ou tem experiência  pode acrescentar na vida das pessoas ou tribos.

Boa parte das pessoas tem algum tipo de conhecimento ou experiência na vida que pode servir de ajuda ou levar outras pessoas a aprender e crescer, não tenha dúvida. Além do que você pode ser um estudioso de algum assunto que pode ser transmitido aos outros.

Através disso você vai atingir um determinado grupo ou tribo. Aos poucos a sua mensagem começa a fazer diferença na vida das pessoas e elas grudam no seu conteúdo, iniciando uma rede que vai sendo alimentada constantemente.

3. As pessoas tem dúvidas, dores e sonhos, elas precisam solucionar estas questões.

A grande maioria das pessoas possuem alguma dor, alguma dúvida e necessitam de soluções diariamente para quase tudo. O seu conteúdo deve ser um solucionador de problemas ou ajudar as pessoas a realizar seus sonhos.

Quanto mais você atende essa demanda, mais as pessoas ficam próximas de você, aguardando mais conteúdo e mais soluções. Na medida que você ouve o seu público mais dores e dúvidas você conhece e mais conteúdo produz formando um círculo virtuoso.

4. Seja simples e objetivo, entregue o que as pessoas solicitam.

Hoje o consumo de informação se dá de forma rápida, a maioria não tem tempo para ficar lendo grandes textos ou vendo vídeos intermináveis. O seu conteúdo deve ser objetivo e atingir exatamente naquilo que as pessoas buscam. Depois que você tem um público fiel e engajado, este  automaticamente vai consumir conteúdos maiores.

Assim, conhecendo o seu público você vai saber o que entregar. Lembre-se de adicionar uma pitada de entretenimento no seu conteúdo, isso vai ajudar a prender a sua audiência.


Estes são 4 passos simples para que você comece a pensar em qual tipo de conteúdo você pode desenvolver para atingir um público X, conquistá-lo e posteriormente oferecer uma solução para as necessidades dele, fazendo com que sua expertise seja monetizável.

É claro que existem muitas outras questões que devem ser levadas em conta, o que vamos falar mais em outros artigos. Mas agora, você já pode pegar um papel e uma caneta e escrever sobre suas experiências, conhecimento, profissão, etc.

Você pode falar sobre finanças, artesanato, decoração, relacionamentos, bem estar, e tantos outros assuntos que as pessoas precisam para melhorar suas vidas. Então comece e acredite que é possível fazer diferença na vida de muita gente através do seu conhecimento. Compreendendo os passos acima você já tem uma boa ideia de como começar.

E não se esqueça que você está conversando com pessoas, humanize o seu conteúdo olhando para as necessidades delas. Não coloque a venda em primeiro lugar, mas o que pode trazer benefícios para a sua audiência.

Mãos a obra, encontre a sua TRIBO.

 

Comunidade Marketing de Gentileza
Kleto Castro de Faria
Kleto Castro de Faria Seguir

Ajudo as pequenas e médias empresas a implementarem ações de marketing digital para desenvolverem suas ações no mercado. Mídias sociais e produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você