[ editar artigo]

3 passos para falar de Saúde Mental no trabalho

3 passos para falar de Saúde Mental no trabalho

Com o prolongamento da pandemia, uma das dificuldades mais enfrentadas pelas equipes nos dias de hoje é a questão da comunicação, principalmente sobre o bem-estar e a saúde mental do time. O home office e a digitalização das relações de trabalho permitiu que a gente continuasse a trabalhar de maneira segura, mas será que nós realmente já conseguimos nos adaptar a esse novo método?

Aliado a isso, temas que eram delicados e difíceis de serem conversados agora correm o risco de ficarem ainda mais distantes da realidade dos líderes e suas equipes.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Mind Org, no Reino Unido, 1 a cada 6 colaboradores enfrentam problemas de saúde mental no trabalho, mas 90% desse total não discute essa questão com seus líderes.

Pensando nisso, separei para você três passos para reverter esse número e cultivar uma cultura de bem-estar sustentável e saúde mental a longo prazo para as pessoas e para a sua empresa.

  1. Seja proativo e procure entender as situações individuais das pessoas da sua equipe. Se você notar que um colega está com problemas na entrega ou teve uma mudança no humor, procure ele ou ela no particular e se coloque aberto para ouvir o que essa pessoa tem a dizer.
     
  2. No começo de reuniões de equipe ou mensais, inicie uma discussão sobre como as pessoas estão se sentindo, como estão as coisas em casa, quais as dificuldades que estão passando. Dê o exemplo o compartilhe você também os seus desafios; isso torna a sua liderança mais humana e empática, o que aumenta a produtividade e bem-estar do seu time.
     
  3. Crie um ambiente acolhedor e esteja disponível para realmente ouvir as pessoas do seu time. Uma política de bem-estar na empresa não funciona da boca para fora, é preciso uma mudança de cultura e mindset para realmente se colocar no lugar do outro e acolher sua dor.

Agora, imagina se a gente pudesse levar a empatia, o cuidado com o outro e a discussão sobre saúde mental para muito além das empresas?

Se quiser receber dicas práticas e insights que podem te ajudar a desenvolver sua produtividade sem perder a saúde e conhecer mais o Biohacking raiz, me siga nas redes sociais em @flavialippi.

Entre também no nosso grupo do Telegram: https://t.me/aequacao

Comunidade Marketing de Gentileza
Flávia Lippi
Flávia Lippi Seguir

Abraçadora profissional, apaixonada por gente. Tive tantos negócios que me apelidaram de startup humana. Tecnologia corre que nem sangue nas minhas veias. Me dedico a otimizar os potenciais humanos para que se tornem líderes inspiradores.

Ler conteúdo completo
Indicados para você