Desde março deste ano muito da rotina da maioria das pessoas mudou e eu estou entre as que tiveram de se adaptar às mudanças.
Deixamos de sair de casa para o trabalho ou mesmo ter muitas reuniões presenciais e passamos a viver um relacionamento mais virtual, cercado de videoconferências e trabalho em casa.
O desafio é que esta mudança não foi planejada, ela ocorreu de maneira abrupta levando a maior parte das pessoas a ter que se adaptar na marra, você provavelmente é uma dessas pessoas.
Organize-se do seu jeito
Percebo que muitas pessoas em especial ao postarem em redes sociais se preocupam com um ambiente esteticamente arrumado e perfeitamente organizado.
Eu não consigo trabalhar desta forma tão clean, simplesmente não serve para mim como podem observar na foto que abre este artigo. A casa não estava preparada para o home office e este cantinho foi o que me adaptei.
Os pets também não entendem bem esta mudança e como podem perceber pela foto, basta deixar o computador livre que se apossam do local quentinho e aconchegante.
Percebi que para mim, funciona estabelecer uma rotina em casa para poder focar no que pé necessário e não deixar as rotinas da casa afetarem o desempenho no trabalho, nem o contrário.
Mantenha o seu network ativo
Apesar de ter o distanciamento social mais restrito como ser humano necessitamos de interação com outras pessoas, somos seres sociais e não vivemos bem sem isso.
Sem amor não poderíamos sobreviver. Os seres humanos são criaturas sociais, e sentir-se valorizado pelos outros é a própria base da vida em comunidade (Dalai Lama)
Dalai Lama resume bem esta necessidade e no dia a dia percebo a necessidade de conversar com as pessoas, utilizar as videoconferências para se aproximar e manter-se presente mesmo a distância neste período.
E coloquei na agenda um período por dia para cultivar estes relacionamentos durante este isolamento social e este hábito tem sido muito positivo em minha vida, pode servir para você também.
Aproveite para estudar
O terceiro hábito que desenvolvi mais fortemente neste período foi de estudar e me manter atualizado, a oferta por conteúdo gratuito nas redes aumentou significativamente.
Ao observar este aumento da oferta resolvi aproveitar esta oportunidade para manter a capacitação ao custo de meu tempo, normalmente muitos desses conteúdos são pagos.
Porém para o estudo ser eficaz para mim é necessário separar um tempo para focar em aprender e em casa por vezes é mais complexo organizar isso em meio a demandas da família e do trabalho.
O que funcionou foi estabelecer o hábito e comunicar a todos em casa que neste horário estou envolvido em estudos.
E você , que rotinas modificou desde março e como elas contribuiram na sua vida?