[ editar artigo]

3 mitos sobre a escrita que não deveriam te impedir de escrever

3 mitos sobre a escrita que não deveriam te impedir de escrever

Comecei a escrever artigos no Linkedin em março de 2018 e de lá para cá analisando meus medos e conversando com muitos por aqui descobri que há alguns mitos sobre a escrita que precisamos enfrentar nesta jornada.

1. Escrita é um dom

Lembro do pânico que vivi ao escrever meu primeiro artigo por acreditar que eu era um péssimo escritor, formado em engenharia elétrica, sem treino nenhum para a escrita, acreditava não ter o dom da escrita e admirava quem escrevia bem.

Ao começar a escrita regular percebi que talvez não venha a me tornar um prêmio pulitzer nem similar, mas é fato que a cada dia escrevendo a qualidade de seus artigos vai melhorando.

E como nada que não é feito será melhorado devemos começar escrevendo algo hoje e repetindo amanhã para pouco a pouco melhorarmos nossa capacidade de escrita.

"Só evite fazer algo hoje se você quiser morrer e deixar assuntos inacabados" – Pablo Picasso

2 - Ninguém lerá o que você escreve

Este é mais um dos mitos que levas muitos a não começarem na escrita, será que lerão meus artigos, será que serei alvo de críticas? e se falarem mal do que escrevo? estes pensamentos provavelmente passam por sua cabeça e certamente passaram pela minha.

O que venho observando é que alguns assuntos engajam mais que outros e isso tem muito a ver com a capacidade ou não de trazer o leitor para a história, dele se sentir parte e ver que sua dor pode ser resolvida pelo artigo que está lendo.

Assuntos mais cotidianos como música, livros ou filmes costumam trazer mais leitores que temas mais técnicos como finanças, engenharia ou outros, porém isso não é uma sentença e temos vários exemplos que contradizem esta regra, por exemplo um dos temas bastante acompanhados aqui no linkedin são doenças raras abordados pela Geiza Luz.

"Não sei qual é a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos" – Bill Cosby, comediante

Verá ao longo da jornada que não agradaremos a todos, mas os que estiverem conosco ao longo da jornada valorizarão e reconhecerão a melhora a cada texto que publicarmos.

3 - Não há como desenvolver a escrita, cada um nasce com seu estilo

Também percebi ao longo dessa jornada que há uma linha tênue entre nossa autenticidade e a ausência total de estilos, ao beber da fonte e buscar ler e aprender com quem julgo que escreva bem vou também aprimorando o meu estilo de escrito.

Investir em cursos de capacitação em escrita ajudam a perceber e utilizar alguns artificios técnicos que ajudam o leitor a se identificar com sua escrita, por exemplo a escaneabilidade (facilitar a experiência do usuário e sua leitura dinâmica).

Leia muito, pergunte para quem você admira pela escrita, peça opinião, se arrisque e aprenda a cada artigo a melhorar a sua experiência e gosto pela escrita.

"Coragem é a resistência e o domínio do medo, não a ausência dele" – Mark Twain, escritor

Escreva e vença seu medo, verá que terá leitores te acompanhando ao longo dessa jornada.

A escrita é mais um hábito que pode ser adquirido e melhorado

No começo é muito complexo e desanimador pensar em escrever, temos muitos medos e travas, não sabemos por onde começar, quem nos lerá, que assunto escolher.

Comecemos pelo que mais conhecemos, nossas experiências de vida, elas são únicas, porém têm uma capacidade enorme de transmitir empatia, pois permitem a quem lê se identificar e associar algo similar que também ocorreu na vida dele.

"Daqui a vinte anos, você não terá arrependimento das coisas que fez, mas das que deixou de fazer. Por isso, veleje longe do seu porto seguro. Pegue os ventos. Explore. Sonhe. Descubra" – Twain

Te encontro em seu próximo artigo que aguardo ansioso para ler.

Comunidade Marketing de Gentileza
Mário Mello, CEA, AAI
Mário Mello, CEA, AAI Seguir

Olá, eu sou Mário Mello! Te ajudo a realizar seus sonhos por meio da orientação financeira. Sou apaixonado por finanças, concluí um MBA nesta área, estudo e invisto há mais de 17 anos em renda fixa e variável

Ler conteúdo completo
Indicados para você