[ editar artigo]

3 aprendizados que a escuta ativa e a dança nos trazem

3 aprendizados que a escuta ativa e a dança nos trazem

 

Tinha tudo para ser mais uma noite comum onde um pai conversa com sua filha, porém algo diferente acontecia. A Camila me chamou para conversarmos no local que ela chama de "caixa d´água" em nosso prédio.

É um local de cimento que serve de passagem para a água que vai para a caixa d´água do apartamento passar, em cima desse bloco por ser um local aberto é possível deitar e visualizar o céu.

E este é um dos locais que tráz muita paz a minha filha e nesta noite em particular ela me apresentou a dois dançarinos pelos quais nutre muita admiração.

Nesta noite em especial decidi escutar atentamente a Camila e tentar conhecer um pouco mais do mundo em que ela vive. Ouvia muitas vezes ela mas raras vezes a escutava.

Sim escutar ativamente, com interesse genuíno é algo que tem de ser desenvolvido e treinado, por vezes somos displicentes em relação a escuta e com isso perdemos excelentes oportunidades de se conectar, por exemplo a história que compartilho.

Sean Lew (@seanlew) e Kaycee Rice (@kayceericeofficial ), O }Sean Lew é nascido em 25/11/2001, em 2012 estava no The X Factor, na versão kids como dançarino. 

Como se não bastasse ele também é cozinheiro e dos bons , chegando ao programa Rachael VS Guy Kids Cook Off, ele costuma escrever as coreografias e tem muitas ao lado a Kaycee Rice.

Kaycee é nascida em 21/10/2002, competiu na segunda temporada de  World of dance e antes da fama Tae Kown Do e começou a ganhar notoriedade com um canal de You Tube criado por sua mãe onde se apresentava dançando.

Mas o que diabos dança tem a ver com este espaço?

Você deve estar se fazendo esta pergunta a esta altura e te digo que tem tudo a ver, mas antes de explanar meus pontos te convido a ver um vídeo desta dupla que minha filha Camila me apresentou.

Consegue entender a magia? Quantos de nós somos capazes de andar em nossa casa de olhos vendados sem se machucar, tropeçar ou algo do gênero? Agora imagina dançar completamente sincronizado.

E como isto se conecta com este espaço?

1.Pratique a escuta ativa ela te traz excelentes aprendizados

O primeiro ponto que destaco como aprendizado pessoal é que ganhamos muito quando somos capazes de escutar genuinamente, se interessar pelo outro e quando temos sorte ser brindados pela curiosidade de buscar histórias fascinantes como a dessa dupla de dançarinos.

Fora isso é uma habilidade que nos conecta com os outros, seja um cliente, um colega de trabalho, um amigo ou um familiar. Temos a tendência e prestar atenção apenas ao que nos afeta diretamente e com isso perdemos muitas oportunidades na vida.

Nesta noite mágica na caixa d´água conheci mais um pedacinho dos gostos de minha filha, consegui mais um assunto e por fim acabei por buscar e compartilhar com você um pouco desta paixão.

2. Disciplina e resiliência são necessárias para um grande espetáculo

Ao acompanhar a performance do Sean e da Kaycee me veio instantaneamente a mente o número de horas de treinamento dos dois para ser capaz de fazer uma dança vendada em um palco.

Imagino quantas vezes deve ter passado pela cabeça deles desistir ao longo dos treinos, que tipo de motivação tiveram para seguir em frente apesar das dificuldades no caminho.

Provavelmente se imaginaram na apresentação e seguiram dia a dia com pequenos passos na direção dela, olhando o resultado e mantendo a resiliência ao longo do caminho.

3. Cada qual tem seu talento, foque no seu

Por fim lembro que a Camila me comenta com frequência que gostaria de ter a habilidade com números que eu tenho. Lembrei a ela que para a dança tenho dois pés esquerdos.

Já treinei bastante para dançar nesta vida e para mim é muito complexo, admiro demais um bom dançarino mas sei o esforço que é para um engenheiro, assessor de investimentos conseguir dar meia duzia de passos sincronizados.

Já a Camila tem uma história linda com a Ginástica Ritmica, que acabou por levá-la a se apresentar na Finlândia (Talvez seja tema de outro artigo por aqui). Provavelmente por isso ama tanto dança e música.

Compartilho a apresentação dela na finlândia, fruto de mais de 3 anos de treinos de mais de 4h diárias pelo menos 4 vezes por semana.

E deixo você com a provocação de que viva seu sonho, comece executando as pequenas ações que em breve o espetáculo acontece sem que você perceba.

Comunidade Marketing de Gentileza
Mário Mello, CEA, AAI
Mário Mello, CEA, AAI Seguir

Olá, eu sou Mário Mello! Te ajudo a realizar seus sonhos por meio da orientação financeira. Sou apaixonado por finanças, concluí um MBA nesta área, estudo e invisto há mais de 17 anos em renda fixa e variável

Ler conteúdo completo
Indicados para você