[ editar artigo]

3 dicas úteis para revisão dos seus textos

3 dicas úteis para revisão dos seus textos

 

Ter ideias, escrevê-las de modo que façam sentido para você e principalmente para o leitor já é meio caminho andado para uma boa escrita. Mas gastar alguns minutinhos para a revisão do seu texto, antes de publicá-lo, é a outra parte do caminho e é fundamental.

O momento da revisão é  como a fase de acabamento de uma obra depois que a fundação e as paredes já estão prontas.

É aquela hora em que você deve verificar erros de ortografia, concordância, pontuação, além de repetição de ideias e palavras, cortar trechos desnecessários para finalizar seu texto em alto estilo. 

Seguem as dicas:

Deixe o texto dormir.

É minha dica Top One 👌😊.

Quando você volta ao texto uns minutos ou quem sabe horas e dias depois, você está com um olhar mais descansado e pode ter mais clareza sobre suas ideias e ainda “pescar’ erros com mais facilidade.

Passe o corretor. 

👉Além do próprio corretor do Word, tem o Language Tool. A versão gratuita é muito boa e apresenta sugestões de correção que vão além da ortografia. Oferece também extensão no Google Chrome o que facilita quando você escreve on-line como no Google docs, Gmail, redes sociais, etc.

👉Se tiver dúvidas sobre como se escreve corretamente as palavras, consulte o VOLP:

VOLP – vocabulário ortográfico da língua portuguesa, disponibilizado pela Academia Brasileira de Letras resolve qualquer dúvida sobre como escrever uma palavra de modo correto, informando a grafia correta, sua classificação (substantivo, advérbio, adjetivo etc) e o gênero (masculino, feminino). Você pode consultar direto no site ou baixar o aplicativo (IOS e Android)

👉Se estiver corrigindo material impresso, use canetas coloridas. Isso ajuda na hora de implementar as correções depois, no on-line.

Leia em voz alta.

Faça isso para “sentir” como as palavras reverberam em você e o impacto que podem causar no outro. Se achar algo que desagradou, mude, pois, o leitor também poderá ter a mesma impressão.

Outra possibilidade, é usa o recurso do Word “Ler em voz alta” e nesse momento você poderá detectar erros que passaram despercebidos, como ortografia, concordância.

Essas dicas que compartilhei me ajudam muito no meu dia a dia.

𝙈𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙖 𝙦𝙪𝙖𝙞𝙨 𝙛𝙚𝙧𝙧𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙖𝙨 𝙤𝙪 𝙚𝙨𝙩𝙧𝙖𝙩𝙚́𝙜𝙞𝙖𝙨 𝙫𝙤𝙘𝙚̂ 𝙪𝙨𝙖 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙧𝙚𝙫𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙨𝙚𝙪𝙨 𝙩𝙚𝙭𝙩𝙤𝙨❓😎

 

Crédito da imagem: Canva

Comunidade Marketing de Gentileza
Vera Natale
Vera Natale Seguir

Ajudo pessoas e empresas a traduzir ideias e projetos em palavras fáceis de entender e comunicar, usando técnicas criativas. Sou especialista em Escrita e Comunicação Descomplicada, apaixonado por palavras e o poder que têm de transformar o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você